Quantos planetas podem existir no nosso Sistema Solar?
Estudos indicam que talvez nosso sistema solar esteja próximo do limite possível de planetas orbitando uma estrela
atualizado
Compartilhar notícia
Se a Terra é nosso lar, o Sistema Solar é a nossa vizinhança. Em órbita ao redor do Sol, estamos entre os planetas rochosos, isto é, Mercúrio, Vênus e Marte. Mas também estamos próximos (em comparação a estrelas que não sejam o próprio Sol) dos planetas gasosos, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Há também, claro, os planetas anões, como Plutão e Ceres, e as luas que orbitam os grandes planetas.
Somados a todos esses, os principais corpos, estão os corpos menores, como asteroides e cometas. Ou seja, estamos bastante acompanhados em nosso sistema estelar.
Estarmos tão bem acompanhados, na verdade, não é uma característica tão comum para um planeta. Há cerca de 810 sistemas planetários com três ou mais planetas. Apenas um sistema, porém, tem tantos planetas quanto o Sistema Solar (Kepler-90), segundo a Extrasolar Planets Encyclopaedia.
É claro, isso pode decorrer de uma limitação instrumental. Afinal, pode haver planetas menores escondidos entre os visíveis. Entretanto, é uma boa pista de que talvez nosso sistema esteja próximo do limite possível de planetas orbitando uma estrela.
Saiba mais informações no portal SoCientífica, parceiro do Metrópoles