metropoles.com

Quantidade de pessoas com deficiência recebendo BPC cai em 2020

Desde novembro do ano passado o número de beneficiários é menor do que o registrado 12 meses antes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles
Candidato cadeirante critica falta de acessibilidade no Entorno
1 de 1 Candidato cadeirante critica falta de acessibilidade no Entorno - Foto: Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles

Poucas horas antes do fim do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou uma medida provisória restringindo novamente a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para os que ganham até um quarto do salário mínimo por pessoa (equivalente a R$ 275 a partir do novo piso de R$ 1.100, que passou a valer na sexta).

O texto tem vigência imediata e pode excluir cerca de 500 mil brasileiros que teriam acesso à assistência. Essas pessoas terão de recorrer à Justiça para obter o benefício. O BPC, entretanto, já vem sofrendo cortes nos últimos meses.

A quantidade de beneficiários aumentou 0,77% entre outubro deste ano e o mesmo mês de 2019, mas isso aconteceu apesar de uma queda de 1,3% no número de pessoas com deficiência recebendo o benefício no mesmo período. A alta é explicada pelo maior número de idosos (65 anos ou mais) no total de pessoas atendidas, que cresceu 3,4%.

O gráfico a seguir deixa clara a diferença na trajetória dos dois públicos do BPC desde janeiro de 2004, quando se inicia a série histórica do Ministério da Cidadania, a pasta responsável pelo benefício.

Até outubro do ano passado, a quantidade de beneficiários com alguma deficiência crescia mais em termos relativos do que os idosos. Em novembro, a situação mudou e as duas linhas do gráfico acima passaram a se aproximar. O próximo gráfico compara o crescimento em doze meses de cada público do BPC.

Procurado, o Ministério da Cidadania ressaltou que “o ano de 2020 indica resultado de crescimento de 0,64% da folha de pagamentos”. “Vale informar que em meses específicos do ano podem ocorrer decréscimos pontuais, ocasionados pela dinâmica de trabalho na operacionalização do benefício, mas que não representam o comportamento geral da folha de pagamentos”, acrescentou.

Sobre a situação específica dos beneficiários com alguma deficiência, a pasta disse que em meses específicos podem mudanças por conta da dinâmica de trabalho do INSS na operacionalização do benefício. “Portanto, só é possível confirmar se a tendência citada é motivada por uma razão diferente dos processos operacionais caso esse comportamento se mantenha por um período maior”.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?