metropoles.com

Quando as provas do Concurso Nacional serão divulgadas? Saiba detalhes

Candidatos ao Concurso Nacional não poderão levar cadernos de prova após o término, mas PDFs serão divulgados na noite do dia 5 de maio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wey Alves/Metrópoles
Banco de imagem - Mao segurando uma caneta esferografica preta, marcando gabarito de prova. Concurso publico - Metrópoles
1 de 1 Banco de imagem - Mao segurando uma caneta esferografica preta, marcando gabarito de prova. Concurso publico - Metrópoles - Foto: Wey Alves/Metrópoles

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que os arquivos em PDF das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) serão divulgados a partir das 20h do dia de aplicação do certame, em 5 de maio. Os gabaritos serão divulgados na terça-feira seguinte (7/5).

Serão cerca de 36 PDFs, lembrando que serão gabaritos diferentes para cada caderno. Os cadernos são versões da mesma prova, com questões embaralhadas, isto é, listadas em diferentes ordens.

Diferentemente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os cadernos do Concurso Nacional não serão divididos por cor, mas por número.

Mais cedo, o governo fez uma retificação no edital para proibir os candidatos de saírem do local de prova, a qualquer momento, com os cadernos. A proibição ocorreu como forma de aumentar a segurança do concurso.

O coordenador-geral de Logística do CPNU, Alexandre Retamal, explicou que essa proibição não atrapalha, de maneira nenhuma, a interposição de recursos contra os gabaritos oficiais.

“Todos os candidatos vão poder fazer o recurso normalmente, porque o recurso é em cima da questão de prova, não é em cima do espelho dele, da resposta que ele deu. Então, como ele vai ter o caderno de prova na mão e vai ter o gabarito, ele vai poder recorrer normalmente”, disse.

O espelho de provas (imagem do cartão-resposta do candidato) será divulgado no dia 3 de junho.

O “Enem dos Concursos”, como foi apelidado, será realizado no primeiro domingo de maio, dia 5, de forma simultânea, em 228 cidades do país. Os candidatos disputarão as 6.640 vagas oferecidas no maior processo seletivo para o serviço público da história do país. São mais de 2 milhões de inscritos.

A Fundação Cesgranrio é a responsável pelo certame.

Proibição de anotações

Anotações no cartão de confirmação de inscrição — documento que traz informações sobre o local de prova — também foram proibidas, como medida adicional de segurança. Qualquer anotação ou impressão no documento deixará o candidato sujeito à eliminação no concurso, pois poderá ser identificada como “cola”.

“Essa decisão de não deixar as pessoas anotarem no cartão de confirmação veio principalmente por orientação dos órgãos de segurança, no sentido de que oferece muitos riscos, porque a gente teria que conferir, para quem volta de tarde, se todas as anotações que estão nos cartões de confirmação são só as questões ou se são ‘cola’. A gente está querendo evitar que isso aconteça”, explicou Retamal.

Além disso, para ampliar a segurança dos candidatos e a lisura do certame, a Fundação Cesgranrio irá coletar os dados biométricos de todos os candidatos no dia de realização das provas.

Local de prova

A partir de 25 de abril, os candidatos poderão acessar, na página do CPNU da Fundação Cesgranrio, o local onde farão os exames, por meio do cartão de confirmação de inscrição.

O acesso é feito pelo Gov.br.

Confira os horários de realização do CPNU 

Pela manhã, os portões dos locais de prova serão abertos às 7h30 (horário de Brasília).

Nesse turno, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 20 questões objetivas – de múltipla escolha – sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas – de múltipla escolha – e uma redação.

No período vespertino, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília). À tarde, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 50 questões objetivas – de múltipla escolha – de conhecimentos específicos. Já os inscritos no bloco de nível médio farão 40 questões objetivas – de múltipla escolha.

As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.

No turno matutino, as provas terão duração de 2h30. No vespertino, 3h30.

Turno matutino

  • Abertura dos portões: 7h30
  • Fechamento dos portões: 8h30
  • Início da aplicação: 9h
  • Fim da aplicação: 11h30

Turno vespertino

  • Abertura dos portões: 13h
  • Fechamento dos portões: 14h
  • Início da aplicação: 14h30
  • Fim da aplicação: 18h

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?