Saiba quando acaba a onda de calor no Brasil
Temperaturas 5ºC acima da média em todo o país fizeram Inmet declarar alerta laranja, mas chuvas devem chegar nos próximos dias
atualizado
Compartilhar notícia
Dez capitais brasileiras devem registrar temperaturas acima dos 35ºC neste sábado (16/12) devido à onda de calor. As temperaturas extremas devem diminuir a partir da noite de domingo (17/12), com a chegada de massas de chuva.
A massa de ar quente que está sobre os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste será combatida pela chuva que irá chegar ao Brasil em duas direções. A primeiro vindo da Amazônia peruana e chegando ao Mato-Grosso e outra subindo da Argentina e chegando ao Rio Grande do Sul, ambas já na noite de domingo.
As chuvas devem se distribuir no território nacional na segunda-feira (18/12), com maior intensidade no Mato-Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul e alguns estados com previsão de tempestade. Com isso, as temperaturas máximas devem ficar por volta dos 28ºC na maior parte do pais.
“A próxima semana será de chuvas intensas, deveremos ter vários dias de chuva contínua em boa parte do território nacional inclusive na véspera de Natal e no feriado”, explica o meterologista Kleber Ataide, do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet).