Quaest: para 52%, Lula não deveria concorrer à reeleição em 2026
Número representa uma queda em relação ao último levantamento. Outros 45% consideram que o presidente Lula deveria se candidatar novamente
atualizado
Compartilhar notícia
Nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (12/12), aponta que 52% acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria concorrer à reeleição em 2026. Atualmente, o petista exerce seu terceiro mandato. Outros 45% concordam com a candidatura do presidente, enquanto 3% não souberam ou não responderam.
O índice dos que reprovam a candidatura caiu seis pontos percentuais desde o último levantamento, realizado em outubro. Na época, 58% defendiam que Lula não disputasse a eleição de 2026, contra 40% que apoiavam a tentativa de reeleição.
A pesquisa ouviu 9.598 brasileiros entre os dias 4 e 9 de dezembro. A margem de erro é de um ponto percentual. O nível de confiança é de 95%.
Ainda segundo o levantamento, em um cenário em que Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se enfrentariam no segundo turno, o petista aparece à frente, com 51% das intenções de voto contra 35% do principal nome do PL.
Conhecimento e potencial de voto
A sondagem também mediu o conhecimento da população sobre diferentes lideranças políticas, assim como o potencial de voto e rejeição para 2026. Nesse recorte, 52% responderam que conhecem e votariam no atual presidente. O índice dos que conhecem e não votariam ficou em 45%.
Já em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 37% disseram que conhecem e votariam, enquanto 57% conhecem e rejeitam a candidatura.
Fernando Haddad (PT) é conhecido e teria o voto de 31% dos que responderam ao levantamento, enquanto 52% disseram conhecer, mas que não votariam no atual titular da Fazenda. Outros 17% afirmaram desconhecer o ministro.
Veja os dados: