metropoles.com

Quaest: Lula tem aprovação de 73% em Pernambuco e 69% na Bahia

Lula atinge índices de aprovação melhores que respectivos governadores nos dois estados. Maioria votaria nele em 2026, diz Quaest

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Presidente Lula (PT) quaest - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula (PT) quaest - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p>

A pesquisa Genial/Quaest divulgou nesta quarta-feira (31/7) os índices de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em mais dois estados do Brasil. Os dados foram levantados, desta vez, na Bahia e em Pernambuco.

O destaque positivo para o presidente foi registrado em Pernambuco, onde ele possui uma aprovação de 73%. Na Bahia, Lula atingiu 69%. Com mais esses dados, é possível comparar a situação do presidente em seis estados do país, de diferentes regiões, conforme pesquisas divulgadas anteriormente pelo instituto.

Em abril deste ano, a Genial/Quaest divulgou os índices de aprovação em São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Paraná. A situação ficou da seguinte forma:

  • Minas Gerais: 52%;
  • São Paulo: 50%;
  • Goiás: 49%;
  • Paraná: 44%.

Tanto na Bahia quanto em Pernambuco, que são os dois estados onde Lula obteve os melhores índices, a aprovação dele ficou acima dos respectivos governadores. Jerônimo Rodrigues (PT) teve aprovação de 63% e Raquel Lyra (PSDB) atingiu 53%.

Em Minas Gerais e em São Paulo, os dois governadores obtiveram, em abril, os mesmos índices. Romeu Zema (Novo) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) tiveram uma aprovação de 62%, ou seja, eles foram melhor avaliados que Lula.

Avaliação do governo pela Quaest

Na Bahia, a avaliação do governo federal ficou da seguinte forma: 47% consideram positiva a gestão presidencial, 32% regular e 19% negativo. Em Pernambuco, a percepção positiva atinge 52%, a regular 27% e a negativa 20%.

Nos dois estados, a maioria dos eleitores afirma que pode votar em Lula, em 2026, caso ele dispute a reeleição. Na Bahia, 67% disseram que vão votar no presidente e, em Pernambuco, 69%.

Se Lula decidir não concorrer à presidência novamente, quem aparece melhor avaliado é o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele poderia ser votado por 29% dos pernambucanos e 34% dos baianos.

A pesquisa Genial/Quaest foi feita entre 25 e 28 de julho. Ao todo, foram realizadas 900 entrevistas presencias na Bahia e 702 em Pernambuco. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos na Bahia e 3,7 em Pernambuco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?