metropoles.com

Quaest: Haddad é o favorito à sucessão de Lula; Michelle, de Bolsonaro

Pesquisa questionou a eleitores os nomes que deveriam substituir Lula e Bolsonaro, caso os líderes não disputem a presidência em 2026

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Presidente Lula e ministro Haddad lado a lado - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula e ministro Haddad lado a lado - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Levantamento da Quaest, divulgado nesta quinta-feira (12/12) indica que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), é o favorito para substituir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso o chefe do Executivo opte por não concorrer à reeleição em 2026.

Além disso, sem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) é apontada como o nome mais forte para disputar a presidência contra Lula.

A pesquisa questionou quem deveria ser o candidato do governo, caso Lula não concorra ao pleito de 2026. Para 27%, Haddad é o melhor nome, seguido de Ciro Gomes (17%) e Geraldo Alckmin (14%).

Outros possíveis candidatos, como o governador do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), o ministro Rui Costa (PT) e a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) aparecem com menos de 5% da preferência. Por fim, 33% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Já no campo da oposição, Michelle Bolsonaro é apontada por 21% como o nome mais forte para enfrentar Lula em um cenário sem Bolsonaro. Em seguida vêm Pablo Marçal (18%), Tarcísio de Freitas (17%) e Simone Tebet (10%), atual ministra do Planejamento e Orçamento de Lula.

Os governadores Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil) aparecem com porcentagem inferior a 10%. Outros 21% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Confira os dados do levantamento:

2 imagens
1 de 2

Genial/Quaest
2 de 2

Genial/Quaest

A pesquisa ouviu 9.598 brasileiros entre os dias 4 e 9 de dezembro. A margem de erro é de um ponto percentual. O nível de confiança é de 95%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?