Quaest: em Pernambuco, governo de Raquel Lyra é aprovado por 54%
Números indicam total estabilidade em relação ao levantamento anterior, em abril de 2024, quando Raquel apareceu com 53% de aprovação
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (12/12) faz uma avaliação da gestão da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Para os pernanbucanos, sua gestão é aprovada por 54%, enquanto que 42% desaprovam. Os que não quiseram ou não souberam responder somam 4%.
Os números indicam total estabilidade em relação ao levantamento anterior, em abril de 2024, quando Raquel apareceu com 53% de aprovação e os mesmos 42% de desaprovação.
Em outro recorte, 32% dos pernambucanos veem o governo como positivo; 35% acham regular; e 29% o consideram negativo.
A Quast também fez o levantamento de intenção de voto para as eleições para governado em Pernambuco, o qual aponta o favoritismo do atual prefeito do Recife, João Campos (PSB). Ele aparece 64% das intenções de voto, enquanto Raquel Lyra tem 22%.
O senador Humberto Costa (PT), também colocado entre os candidatos, foi citado por 4% dos entrevistados. Já 9% disseram que votaria branco, nulo ou não iria votar. Ainda há 1% de indecisos.
A pesquisa ouviu 1.100 pernambucanos entre os dias 4 e 9 de dezembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.
Lula x Bolsonaro
A mesma pesquisa aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotaria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e eventuais substitutos dele no segundo turno das eleições de 2026.
De acordo com o levantamento, em um cenário de disputa entre o petista e o principal nome do PL, Lula aparece com 51% contra 35% de Bolsonaro. Os indecisos ficaram em 3%, enquanto 11% disseram votar branco ou nulo, ou não votariam.