metropoles.com

Quaest: aprovação do governo Lula sobe para 52%. Rejeição vai a 47%

Em outubro, o levantamento apontava uma aprovação de 51% do governo Lula, enquanto 45% desaprovavam

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Imagem colorida de Lula gesticulando e segurando microfone - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Lula gesticulando e segurando microfone - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11/12) aponta que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu para 52%, enquanto 47% desaprovam a gestão petista. Houve 1% que não soube ou não respondeu. Trata-se do último levantamento do ano feito pela consultoria sobre a avaliação do governo.

Na pesquisa anterior, feita em outubro, a aprovação do presidente era de 51%, ante 45% que reprovavam a forma de governar do petista.

Em um ano, a aprovação do trabalho de Lula caiu 2 pontos percentuais. Em dezembro de 2023, o índice era de 54%. Na época, a reprovação era de 43%.

Dentre as regiões brasileiras, a Nordeste é onde o governo Lula tem a maior aprovação: 67%, contra 32% que desaprovam. A pior avaliação da gestão presidencial é na região Sul, onde 46% aprovam e 52% reprovam a administração.

Os índices mais positivos do governo estão entre mulheres, pessoas com 60 anos ou mais, que cursaram até o ensino fundamental, pretas e que são católicas. Os piores índices, por sua vez, aparecem entre homens, pessoas com idade de 16 a 34 anos, quem cursou o ensino superior incompleto ou de religião evangélica.

A avaliação geral do governo Lula é positiva para 33%,  regular para 34% e negativa para 31%. Há 2% que não souberam opinar ou não responderam. Este resultado é o pior ao final do segundo mandato entre os três governos Lula.

O resultado é um pouco menor ao de Bolsonaro, que teve 35% de aprovação em 2020. Lula detem o recorde de avaliação positiva, de 2008, quando foi aprovado por 73% dos respondentes.

A avaliação positiva ao final do segundo ano de mandato de Lula, em 2024, só perde para os resultados de Fernando Henrique (25%), em 2000, e Michel Temer (13%), em 2016.

Críticas à comunicação

Em um momento de crítica à comunicação do governo, feita inclusive pelo presidente, os respondentes à pesquisa que indicaram que mais notícias negativas prevaleceram, com 41%, ante 32% que viram mais notícias positivas. Há 23% que dizem não ter ouvido notícias sobre o governo, e 4% que não souberam opinar ou não responderam.

O entendimento de 40% dos consultados é de que, nos últimos 12 meses, a economia piorou. A parcela de 27% avalia que no período houve melhora, e 30% consideram que está do mesmo jeito. A inflação é um dos fatores de destaque nesta seção da pesquisa. Para 68%, o poder de compra é menor na comparação com um ano atrás. Só 19% enxergam que o poder de compra aumentou, e 12% dizem que está igual.

A percepção para 78% dos respondentes é que o preço dos alimentos subiu nos mercados no último mês, enquanto 8% dizem ter caído, e 13% têm a percepção de que ficou igual.

Medidas econômicas

Dentre as medidas econômicas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil é aprovada por 75%, reprovada por 20% e 5% não souberam opinar ou não responderam.

Quanto ao pacote de corte de gastos, 83% responderam ter entendido completamente as medidas, e 16%, não. Houve que 1% não soube ou não respondeu. Apenas 23% entendem que as medidas serão suficientes para melhorar as contas do governo, e 68% pensam o contrário. Nas respostas, houve 9% que não souberam opinar ou não responderam.

A sondagem ouviu 8,6 mil brasileiros, com 16 anos ou mais, da última quarta-feira (4/12) até a última segunda-feira (9/12). A margem de erro é de 1 ponto percentual.

Colaborou Deivid Souza.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?