Quaest: 51% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro tentou golpe
Levantamento divulgado nesta sexta-feira (13/12) ouviu mais de 8 mil pessoas em todo o país. A margem de erro é de 1 ponto percentual
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (13/12) aponta que 51% dos brasileiros acreditam que houve uma tentativa de golpe por parte de militares e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. Outros 38% disseram não acreditar em um levante antidemocrático.
Os que não souberam ou não responderam somam 12% dos entrevistados.
A mesma pesquisa mostra, inclusive, que 48% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro também participou do plano de golpe contra Lula; outros 34% pensam que o ex-presidente não teve envolvimento. Já 2% negam que houvea tentativa de golpe e 17% não sabem ou não responderam.
Veja as perguntas feitas na pesquisa
Acredita que houve uma tentativa de golpe contra Lula por parte dos militares e Bolsonaro?
Sim – 51%
Não – 38%
Não souberam/Não responderam – 12%
Quando a mesma pergunta é separada de acordo com como os entrevistados votaram no segundo turno das eleições de 2022, os resultados são:
Lula
Sim – 61%
Não – 28%
Não souberam/Não responderam – 11%
Bolsonaro
Sim – 39%
Não – 51%
Não souberam/Não responderam – 10%
Branco/Nulo/Não foi votar
Sim – 46%
Não – 39%
Não souberam/Não responderam – 15%
O levantamento ouviu 8.598 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 4 e 9 de dezembro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com 95% de nível de confiança.
Indiciamento
A investigação da Polícia Federal (PF) sobre o suposto plano golpista levou ao indiciamento de 40 pessoas, incluindo Bolsonaro, os ex-ministros Walter Braga Netto e Augusto Heleno, além de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e diversos militares.
O inquérito aguarda parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR).