metropoles.com

PV aciona STF contra decreto de Bolsonaro sobre garimpo artesanal

Para o PV, o decreto dá “aparência de legalidade” ao garimpo, mas não fiscaliza ou controla a atividade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Hutukara Associação Yanomami
PF foto colorida de campos de garimpo em território indígena Yanomami - Metrópoles
1 de 1 PF foto colorida de campos de garimpo em território indígena Yanomami - Metrópoles - Foto: Divulgação/Hutukara Associação Yanomami

O Partido Verde (PV) protocolou, nesta segunda-feira (27/2), ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contrária ao decreto assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que instituiu o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Mineração Artesanal e em Pequena Escala.

A sigla argumenta que o decreto nº 10.966/2022 dá a “aparência de legalidade à extração mineral na região amazônica sem qualquer tipo de controle ou fiscalização, além de submeter a população indígena ao verdadeiro massacre garimpeiro na região amazônica”.

A Ação de Descumprimento de Preceitos Fundamentais (ADPF) 17231 pede que o decreto seja suspenso e declarado inconstitucional “para a manutenção dos direitos e garantias fundamentais violados”.

A petição aponta a exploração ilegal de ouro e outros metais na Amazônia é um dos principais vetores do desmatamento na região. O documento cita que “a taxa de desmatamento ilegal em áreas de extração clandestina de ouro aumentou mais de 90% entre 2017 e 2020” de acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

No mês passado, o PV apresentou também Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) na Corte para coibir o garimpo ilegal na Amazônia. “Há indícios ainda de que muitos dos créditos de ouro são oriundos de lavras não regulamentadas, aumentando a pressão do garimpo em territórios indígenas e deflagrando conflitos nas regiões”, argumentou a sigla.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?