metropoles.com

PT vai ao TSE contra motociata de Bolsonaro: “Verdadeiro comício”

Presidente participou de evento em São Paulo, na última sexta (15/4), e PT fez denúncia o acusando de propaganda eleitoral antecipada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cleber Caetano/Presidência da República
Presidente Jair Bolsonaro em motociata em São Paulo
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro em motociata em São Paulo - Foto: Cleber Caetano/Presidência da República

O Partido dos Trabalhadores enviou, neste domingo (17/4), representação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) denunciando a motociata promovida com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) como propaganda eleitoral antecipada.

Os advogados Cristiano Zanin e Eugênio Aragão assinam a denúncia. No texto, classificam o evento, ocorrido na sexta (15), como “um verdadeiro comício com pedido de votos e ataques ao sistema eleitoral”.

De acordo com a representação (veja abaixo a íntegra), o envolvimento de Bolsonaro “foi ativo e proativo”, pois ele “convocou publicamente o evento”; “conduziu sua motocicleta durante todo o percurso, incitando seus apoiadores com gestos típicos de suas campanhas” e “desfilou em carro aberto, subiu em carro som, realizou comício, pedindo votos, explicita e implicitamente”.

3 imagens
Bolsonaro em motociata
Banda Fresno se posiciona contra Bolsonaro durante show no Lollapalooza 2022
1 de 3

Anúncio da motociata, que terá a presença de Bolsonaro

Reprodução
2 de 3

Bolsonaro em motociata

Cleber Caetano/Presidência da República
3 de 3

Banda Fresno se posiciona contra Bolsonaro durante show no Lollapalooza 2022

Reprodução/Redes Sociais

Ainda segundo o PT, “deve-se afastar, a partir dos fatos narrados, qualquer tentativa de caracterizar os eventos como decorrentes do exercício do cargo de Presidente da República, ou o de considerar o Representado mero beneficiário dos atos”.

“Igualmente, corroboram a natureza de pré-campanha da ‘motociata’ as publicações feitas no Facebook por Jair Bolsonaro e seu filho, senador Flávio Bolsonaro, garantindo a presença do candidato, sempre retratado em meio à multidão e associado à hashtag #bolsonaro2022”.

Partido de Bolsonaro já reclamou de festival

No final de março deste ano, o Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro, ajuizou uma representação eleitoral no TSE após manifestações de artistas no festival musical Lollapalooza contra o atual presidente e a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A sigla argumentou que houve propaganda eleitoral irregular em benefício do petista, apesar de Lula e seus aliados não terem participado. A representação chegou a ser atendida com uma liminar do TSE proibindo outras manifestações, mas depois o próprio PL desistiu da ação, que estava sendo acusada de censura até por bolsonaristas.

Veja a íntegra da representação do PT contra a motociata bolsonarista:

Representação Eleitoral – Propaganda Eleitoral Extemporânea – Bolsonaro – 17.04.2022 – Protocolo by Raphael Veleda on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?