metropoles.com

PT se solidariza com premiê da Espanha e esposa após críticas de Milei

Presidente argentino, Javier Milei chamou esposa do premiê espanhol, Begoña Gómez, de “corrupta”, em evento da extrema-direita na Espanha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Gleisi Hoffmann elogia estatais fora do programa de privatização pt
1 de 1 Gleisi Hoffmann elogia estatais fora do programa de privatização pt - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Partido dos Trabalhadores (PT) publicou, nesta segunda-feira (20/5), nota de solidariedade ao primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e à sua esposa, Begoña Gómez. Durante evento da extrema-direita realizado na Espanha no último fim de semana, o presidente argentino Javier Milei chamou Begoña de “corrupta”.

“Ante a essas nefastas manifestações, que são gravíssimas violações ao direito internacional e aos protocolos diplomáticos, reiteramos a importância de nossa unidade e nossa solidariedade ao campo democrático e progressista na Espanha e pelo mundo”, reforça a nota assinada pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e pelo secretário de Relações Internacionais, Romênio Pereira.

A sigla afirma que os “lamentáveis ataques pessoais” buscam ratificar práticas de lawfare, termo utilizado para descrever uma disputa política que utiliza o âmbito jurídico como arma.

“O evento mostrou que a agenda da extrema-direita se propõe a difundir grande retrocesso ao atentar contra a soberania, a democracia, inclusão da população migrante e as ações para mitigar a mudança climática, além de instigar conflitos interreligiosos”, segue o pronunciamento.

No domingo (19/5), o governo espanhol exigiu que Milei peça desculpas públicas pela ofensa. José Manuel Albares, ministro das Relações Exteriores da Espanha, disse ser  “inaceitável que um presidente em exercício, em visita à Espanha, insulte a Espanha e o primeiro-ministro”.

A agenda de Milei no país europeu não teve encontros com autoridades espanholas. A Espanha também decidiu chamar para consultas a embaixadora em Buenos Aires, María Jesús Alonso Jiménez.

Begoña Gómez é alvo de investigação por supostos crimes de tráfico de influência e corrupção. O caso chegou a afastar Sánchez das agendas públicas por um período de tempo, mas ele decidiu permanecer no cargo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?