metropoles.com

PT relaciona atentados em Brasília à extrema-direita e Bolsonaro

Nota da Executiva Nacional do PT rechaça a anistia a participantes e financiadores dos mais recentes atos antidemocráticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretopho)
explosão stf 11
1 de 1 explosão stf 11 - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> (@hugobarretopho)</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) publicou pronunciamento nesta sexta-feira (15/11) em que exige punição para participantes dos mais recentes atos antidemocráticos realizados no país. A nota vem dias depois do atentado em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde um homem detonou explosivos e se matou com um dos artefatos.

Os petistas atribuem a responsabilidade  dos acontecimentos aos métodos violentos e discurso de ódio da extrema-direita, e negam a tese de que o responsável pelas explosões na Praça dos Três Poderes seja apenas um “lobo solitário”. “O novo episódio de terror encadeia-se na espiral de violência que eles incitam de forma coordenada e sistemática”, afirmam.

A nota cita o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como defensor da ditadura militar, da tortura e dos torturador, com “histórico violento e golpista”.

“Desse intento golpista vieram os bloqueios de rodovias, os acampamentos nas portas dos quartéis, os incêndios de ônibus e a tentativa de invasão do prédio da Polícia Federal no dia da diplomação de Lula e a bomba plantada no aeroporto de Brasília, culminando na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de Janeiro de 2023”, relembra o pronunciamento.

A Executiva destaca, então, a importância de processar e punir articuladores, mandantes e financiadores dos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro de 2023. Também rechaçam a anistia para os golpistas anistiados, articulada por parlamentares de direita no Congresso Nacional.

“Os foragidos da Justiça e os ainda impunes seguem ativos no Parlamento, na mídia e nas redes sociais, desafiando as instituições democráticas, corrompendo a verdade e ameaçando a paz”, argumenta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?