PT reinaugura gabinete na Câmara que foi destruído por golpistas
O gabinete da liderança do PT na Câmara dos Deputados funciona no mesmo local há 43 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A bancada do PT na Câmara dos Deputados reinaugurou, nesta segunda-feira (30/1), o gabinete da liderança do partido na Casa.
O gabinete da liderança funciona no mesmo local há 43 anos. O espaço havia sido vandalizado por bolsonaristas extremistas, durante a invasão ao Congresso Nacional, em 8 de janeiro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado para a reinauguração do gabinete, mas não compareceu. O mandatário participa de reunião o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.
A reinauguração contou com participação de uma série de nomes, como a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, o futuro lider do partido na Câmara, Zeca Dirceu, e o deputado Reginaldo Lopes, que liderou a bancada na última legislatura. O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, também participou do ato.
“Aqui é a casa do PT desde que chegamos na Câmara. Não é uma reinauguração qualquer. Tivemos nossa liderança destruída. Essa resposta mostra a força da democracia, mostra que os Poderes mostrou que somos mais fortes do que aqueles que tentaram rasgar a Constituição”, disse Pimenta.
A reconstruição do gabinete também foi exaltada por Zeca Dirceu, futuro líder da sigla na Casa. Ele denfendeu que parlamentares que incentivaram os atos sejam punidos. “Sem anistia. Todos devem ser identificados, punidos no rigor que a lei permite”.
O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que encerra a liderança da bancada petista na Câmara nessa terça-feira (31/1), defendeu que três grupos sejam investigados pela autoria dos ataques.
“O núcleo político, aqueles que patrocinaram politicamente têm que ser penalizados e ficarem inelegíveis, e ressarcir os cofres públicos. Também temos que punir, com muito rigor, o núcleo militar. Infelizmente tem parte dos servidores que participaram. E também o núcleo econômico, financeiro desses atos antidemocráticos”
Ataques
Na data dos ataques terroristas, os golpistas destruíram quadros com imagens históricas e rasgaram bandeiras do partido. Também foram quebrados aparelhos eletrônicos e vidraças. Imagens divulgadas pela Câmara dos Deputados mostram a depredação da sala.
No vídeo, é possível ver que um homem invade o corredor que dá acesso ao gabinete. Após quebrar a porta com um extintor de incêndio, ele é seguido por policiais legislativos. Veja: