metropoles.com

PT perde seu primeiro ministro e governo busca espaço para Pimenta

Lula comunicou a saída de Paulo Pimenta na Secom, anunciando primeira troca de um ministro do PT no seu terceiro mandato como presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Paulo Pimenta, ministro chefe da secretária de comunicação social
1 de 1 Paulo Pimenta, ministro chefe da secretária de comunicação social - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p>

A saída de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social (Secom), confirmada nesta segunda-feira (7/1), representa a primeira retirada de um nome do PT no quadro de ministros do governo Lula 3. O partido, agora, busca onde acomodá-lo, mas enfrenta dificuldades.

Ele é deputado federal e uma das apostas da legenda para concorrer ao Governo do Rio Grande do Sul em 2026. Muito próximo a Lula, tendo inclusive ficado à frente das primeiras ações do governo federal no socorro e recuperação do Rio Grande do Sul após as enchentes do ano passado, agora fica a dúvida sobre o destino de Pimenta.

Até o momento, Lula promoveu seis trocas de ministros no seu terceiro mandato como presidente da República. Nenhum, porém, era filiado ao seu próprio partido. Apesar disso, a demissão de Pimenta está apaziguada na sigla, que internamente defendia a mudança na Secom, que será gerida pelo marqueteiro Sidônio Palmeira.

Uma das possibilidades avaliadas pelo governo é colocar Pimenta como ministro da Secretaria Geral da Presidência, no lugar do também petista Márcio Macêdo. A mudança na Secom está programada para esta semana, enquanto futuras trocas na Esplanada só devem acontecer em março, na reforma ministerial esperada para após o Carnaval.

Outra possibilidade para Pimenta citada no Planalto é a liderança do governo na Câmara ou no Congresso. Mas esse caminho também não está aberto. De acordo com interlocutores do presidente Lula, isso só ocorreria caso um desses respectivos líderes, o deputado José Guimarães (PT-CE) e o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), seja “promovido”.

O PT avalia que tanto Guimarães como Randolfe conseguiram aprovar os projetos de interesse do Planalto no Congresso e que uma mudança só se justificaria caso um deles ganhe um ministério importante.

A possibilidade de Pimenta assumir a liderança do PT na Câmara também está fora de cogitação no momento. Aliados citam que Lindbergh Farias (RJ) já foi anunciado para o posto, com acordo para que Pedro Uczai (SC) assuma em 2026, no último ano do governo Lula 3.

Pimenta é sétimo a sair

O primeiro ministro a deixar o governo Lula 3 foi o general Gonçalves Dias, que pediu demissão do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em abril de 2023, depois de imagens do 8 de janeiro de 2023 virem à público. Em julho do mesmo ano, o Ministério do Turismo trocou Daniela Carneiro por Celso Sabino, ambos do União Brasil.

Dois meses depois, em setembro, a ministra do Esporte, Ana Moser, também teve que deixar o cargo para alocar André Fufuca. Ela não tinha partido e abriu espaço para o deputado, correligionário de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara. Simultaneamente, Márcio França (PSB) saiu do Ministério de Portos e Aeroportos para a entrada de Silvio Costa Filho. França foi reposicionado para a pasta de Micro e Pequenas Empresas.

Já em 2024, Flávio Dino, então do PSB, deixou o Ministério da Justiça e Segurança Pública após ser indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF). O atual chefe da pasta é Ricardo Lewandowski. Em setembro, Lula demitiu Silvio Almeida do Ministério dos Direitos Humanos, após denúncias de assédio sexual.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?