metropoles.com

PT usa fala de Lula na campanha para pedir Ministério da Segurança

Ainda candidato, Lula indicou a criação de um novo ministério voltado para segurança pública. Tema voltou com a possibilidade de Dino no STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/ Metropoles
Foto colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/ Metropoles

A ala do Partido dos Trabalhadores que defende a divisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vem se apegando a uma fala de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha eleitoral, quando o então candidato indicou a criação de uma pasta voltada exclusivamente para a segurança pública.

O ministro da Justiça Flávio Dino é contra a divisão da pasta, mas o próprio presidente Lula deu indicações no sentido contrário, durante um encontro com governadores em agosto do ano passado, em São Paulo.

“Nós aprovamos algumas coisas que eu considero importante. Primeiro, a ideia de criar um ministério da segurança pública. Essa é uma reivindicação um pouco antiga, já um pouco questionada pelos governadores há muito tempo. E eu acho que a gente vai poder consagrar isso nesta campanha e consagrar a execução, se viermos a ser eleito”, declarou Lula na época.

Mesmo se não conseguir emplacar o novo ministério com uma possível saída de Dino, parte do PT acredita que isso vai acontecer em algum momento até o final da gestão Lula 3.

Após declaração de Lula, debate retomado

Essa ideia de um novo ministério voltou ao debate após surgir a possibilidade de Dino ser indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A ideia de parte do PT é preencher com alguém do partido o comando dessa nova pasta.

Durante a transição, parte da equipe defendia a criação de um novo ministério, mas venceu a posição de Dino, que se tornou ministro da Justiça e Segurança Pública.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?