PT diz que emendas bilionárias ajudaram reeleição do centro e direita
Nota publicada pela Executiva Nacional do PT celebra resultados do partido no primeiro turno das eleições municipais
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), da qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz parte, publicou nota nesta terça (8/10) sobre o primeiro turno das eleições municipais, realizadas em todo o país no último domingo (6/10).
No pronunciamento, a diretoria da sigla celebra o aumento de prefeituras conquistadas, de 183 para 248, e as 13 disputas em segundo turno, que incluem quatro capitais: Fortaleza, Porto Alegre, Cuiabá e Natal. Os resultados foram definidos como um “início da recuperação eleitoral do PT nos municípios”.
“Num cenário que mais uma vez favoreceu a eleição ou reeleição de candidatos das legendas da centro-direita e direita dominantes no Congresso Nacional, com acesso a emendas parlamentares bilionárias e no comando das máquinas públicas municipais. O alto índice de reeleições, que beira os 80% nas cidades que mais receberam emendas parlamentares, confirma essa distorção no sistema político”, argumenta o comunicado.
O partido cita também os 3118 vereadores eleitos em chapas compartilhadas junto ao PV e ao PCdoB, que compõem a Federação Brasil da Esperança.
“Nossa principal tarefa, neste segundo turno, é fortalecer as campanhas nas 13 cidades em que estamos disputando, e lutar com todas as forças pela vitória de Boulos e Marta, unindo o campo popular e democrático contra a extrema direita na maior cidade do país”, destaca o texto.
O pronunciamento também reitera a necessidade de avaliar acertos e eventuais equívocos nas táticas eleitorais do partido, levando em consideração o retorno ao governo federal “após quase uma década de cerco e perseguição contra nosso partido e nosso maior líder”.
“O período histórico inaugurado com a farsa da Lava Jato e o golpe contra a presidenta Dilma abriu as portas para a extrema direita aliada ao neoliberalismo mais selvagem, que seguem ameaçando o país e o sistema democrático”, defendem o petista.