metropoles.com

PT diz que emendas bilionárias ajudaram reeleição do centro e direita

Nota publicada pela Executiva Nacional do PT celebra resultados do partido no primeiro turno das eleições municipais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Lula foto colorida de Gleisi Hoffmann PT - Metrópoles
1 de 1 Lula foto colorida de Gleisi Hoffmann PT - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), da qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz parte, publicou nota nesta terça (8/10) sobre o primeiro turno das eleições municipais, realizadas em todo o país no último domingo (6/10).

No pronunciamento, a diretoria da sigla celebra o aumento de prefeituras conquistadas, de 183 para 248, e as 13 disputas em segundo turno, que incluem quatro capitais: Fortaleza, Porto Alegre, Cuiabá e Natal. Os resultados foram definidos como um “início da recuperação eleitoral do PT nos municípios”.

“Num cenário que mais uma vez favoreceu a eleição ou reeleição de candidatos das legendas da centro-direita e direita dominantes no Congresso Nacional, com acesso a emendas parlamentares bilionárias e no comando das máquinas públicas municipais. O alto índice de reeleições, que beira os 80% nas cidades que mais receberam emendas parlamentares, confirma essa distorção no sistema político”, argumenta o comunicado.

O partido cita também os 3118 vereadores eleitos em chapas compartilhadas junto ao PV e ao PCdoB, que compõem a Federação Brasil da Esperança.

“Nossa principal tarefa, neste segundo turno, é fortalecer as campanhas nas 13 cidades em que estamos disputando, e lutar com todas as forças pela vitória de Boulos e Marta, unindo o campo popular e democrático contra a extrema direita na maior cidade do país”, destaca o texto.

O pronunciamento também reitera a necessidade de avaliar acertos e eventuais equívocos nas táticas eleitorais do partido, levando em consideração o retorno ao governo federal “após quase uma década de cerco e perseguição contra nosso partido e nosso maior líder”.

“O período histórico inaugurado com a farsa da Lava Jato e o golpe contra a presidenta Dilma abriu as portas para a extrema direita aliada ao neoliberalismo mais selvagem, que seguem ameaçando o país e o sistema democrático”, defendem o petista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?