PT decide apoiar candidato do DEM na disputa pela presidência do Senado
Candidato de Alcolumbre recebeu o apoio de PSD, DEM, PT, Pros e Republicanos e conta com 28 senadores
atualizado
Compartilhar notícia
A bancada do PT, a maior de oposição do Senado, com seis representantes, decidiu nesta segunda-feira (11/1) apoiar o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para a presidência do Senado Federal. Pacheco é apoiado pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e tem a benção do presidente Jair Bolsonaro.
Na última semana, o candidato de Alcolumbre recebeu o apoio de PSD, DEM, PT, Pros e Republicanos e conta com 28 senadores.
“O PT tem bastante claro que a aliança com partidos dos quais divergimos politicamente, ideologicamente e ao longo do processo histórico se dá exclusivamente em torno da eleição da Mesa Diretora do Senado Federal, não se estendendo a qualquer outro tipo de entendimento, muito menos às eleições presidenciais”, diz a nota assinada pelo líder do partido, Rogério Carvalho (SE), e pelo vice-líder, Jaques Wagner (BA).
“O PT continuará lutando, dentro e fora do Parlamento, pela soberania nacional, contra as privatizações de empresas estratégicas ao desenvolvimento, a agenda neoliberal que compromete o presente e o futuro do país, em defesa dos direitos dos trabalhadores, pelo impeachment de Jair Bolsonaro e pelo resgate dos direitos políticos e cidadãos do ex-presidente Lula”, acrescentou.
A eleição da Mesa Diretora está prevista para ocorrer em 1° de fevereiro, sob voto secreto — o que abre margem para potenciais “traições”. Para ser eleito, o senador necessita de 41 votos.
Outros candidatos
O MDB, que tem a maior bancada da Casa, com 13 senadores, ainda não definiu candidato. As opções são: Eduardo Braga (MDB-AM), Eduardo Gomes (MDB-TO) e Simone Tebet (MDB-MS). O partido vem apostando numa aliança com PSDB, com seis senadores, e Podemos, com 10, que seguem debatendo sobre quem apoiar.
O Muda Senado, grupo suprapartidário crítico a Alcolumbre e com pautas lavajatistas, estuda lançar um nome, mas avalia apoiar Tebet, caso ela seja candidata. Os nomes do grupo são Álvaro Dias (Podemos-PR), Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins (Podemos-RS), Major Olímpio (PSL-SP) e Mara Gabrilli (PSDB-SP).