metropoles.com

PT analisará decisão de Moro que proibiu uso de provas da Lava Jato

Órgãos de controle temem que ações possam ser anuladas. Juiz para preservar delatores e empresas que passaram a colaborar com procuradores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
sergiomoro-840×559
1 de 1 sergiomoro-840×559 - Foto: Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O PT decidiu que vai analisar os nove casos que foram afetados pela decisão do juiz Sérgio Moro que proibiu órgãos de controle e do governo federal a ter acesso a informações compartilhadas pela Operação Lava Jato. A legenda quer saber quem são os citados e que advogados atuaram nos depoimentos que agora estão protegidos pelo magistrado, segundo informa a coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo.

Na terça-feira (13/06), o jornal mostrou que Moro restringiu o acesso a provas obtidas pela operação contra delatores e empresas que passaram a colaborar com os procuradores responsáveis pelas investigações.

De acordo com a coluna, o Tribunal de Contas da União avalia que a decisão plantou “uma semente da nulidade” em casos da corte. Já a Advocacia-Geral da União afirma que o órgão não usou provas obtidas pela Lava Jato e por isso estaria a salvo.

A ordem de Moro atinge a Advocacia-Geral da União (AGU), a Controladoria-Geral da União (CGU), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o Banco Central, a Receita Federal e o Tribunal de Contas da União (TCU). Esses órgãos têm, entre outras, a atribuição de requerer reparação de danos causados aos cofres públicos e de aplicar multas e diversas punições administrativas.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?