metropoles.com

PT analisa decisão de Fachin com cautela, por também beneficiar Moro

Processos contra Lula não foram extintos e defesa teme “pegadinha” que permita novas condenações antes das eleições de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

São Paulo – Enquanto a esquerda comemora nas redes sociais a anulação dos julgamentos que condenaram Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pessoas próximas ao ex-presidente analisam a decisão de Edson Fachin com cautela.

Uma das pessoas que disse publicamente ver a situação com cuidado é a presidente do Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann.

“Estamos aguardando a análise jurídica da decisão do ministro Fachin, que reconheceu com cinco anos de atraso que Sergio Moro nunca poderia ter julgado Lula”, declarou Hoffmann.

O perfil oficial do Partido dos Trabalhadores se restringiu a postar apenas a hashtag “#LULAINOCENTE“, seguindo com uma programação normal de conteúdo alusivo ao Dia das Mulheres.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin anulou todas as condenações que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelecidas no âmbito da Operação Lava Jato na justiça paranaense nesta segunda-feira (8/3).

Ao declarar que a justiça do Paraná não deveria ser responsável pelo processo, Fachin torna sem efeito os processos de suspeição que pesam contra Moro, beneficiando o ex-juiz e ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro.

Além do processo contra Moro se tornar sem efeito, a defesa de Lula estuda se os processos em Brasília recomeçariam do zero. Se não for essa a situação, haveria tempo hábil para novas condenações antes das eleições de 2022.

Outras lideranças, no entanto comemoraram a decisão, caso de Guilherme Boulos, do PSol.

“Uma alegria política no meio da desgraça nacional”, declarou a filósofa Márcia Tiburi, ex-candidata à Prefeitura do Rio pelo PT.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?