metropoles.com

PSol vai pedir extinção do batalhão dos “kids pretos”

A decisão acontece após a prisão do general da reserva do Exército Walter Braga Netto, ex-ministro e vice na chapa de Jair Bolsonaro (PL)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação / Exército
Imagem colorida de "Kids pretos" - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de "Kids pretos" - Metrópoles - Foto: Divulgação / Exército

A bancada do PSol na Câmara vai enviar um ofício ao Ministério da Defesa solicitando a extinção do batalhão dos “kids pretos”, militares da unidade de elite do Exército Brasileiro, o Comando de Operações Especiais (Copesp). Os parlamentares chegaram a preparar um “requerimento de informações sobre o funcionamento dos batalhões especiais”.

A decisão acontece após a prisão do general da reserva do Exército Walter Braga Netto, ex-ministro e vice na chapa de Jair Bolsonaro (PL) em 2022, que é apontado como um dos principais responsáveis pela tentativa de golpe de Estado.

No pedido pela prisão de Braga Netto ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal (PF) afirmou que Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, apresentou depoimentos “dissonantes” sobre reuniões entre militares após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A principal delas foi a que ocorreu na casa de Braga Netto, em Brasília, no dia 12 de novembro de 2022.

Além de Cid e Braga Netto, também participaram da reunião o major Rafael Martins de Oliveira, das Forças Especiais do Exército, e o tenente-coronel Helio Ferreira Lima. Ambos, que integram os “kids pretos”, militares de forças especiais indiciados pela PF por planejar um golpe de Estado em 2022 para impedir a posse de Lula.

Os membros da Copesp foram alvos da Operação Contragolpe, deflagrada pela PF no dia 19 de novembro. A ação autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes visou desarticular uma organização criminosa que teria planejado um golpe de Estado em 2022.

Até o momento, Hélio Ferreira Lima, Mario Fernandes, Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra de Azevedo estão presos. Todos faziam parte do grupo “kids pretos”.

De acordo com o Exército, o general da reserva Mário Fernandes e o tenente-coronel Rodrigo Bezerra foram tranferidos para Brasília.

Quem são os “kids pretos”?

Com o lema “qualquer missão, a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer maneira”, os “kids pretos” são militares da unidade de elite do Exército Brasileiro, o Comando de Operações Especiais (Copesp). O apelido é derivado dos gorros de cor preta que eles usam nas operações.

Os “kids pretos” recebem treinamento especial para participar de missões sigilosas e arriscadas, como ações de sabotagem e operações de guerra irregular, assim como impedir insurgência popular, terrorismo e guerrilha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?