PSol pedirá ao MPF investigação sobre “câmara de gás” da PRF em SE
O uso de uma viatura pelos agentes causou a morte por asfixia de um homem que sofria de esquizofrenia
atualizado
Compartilhar notícia
A bancada do PSol na Câmara informou nesta quinta-feira (26/5) que entrará no Ministério Público Federal (MPF) com um pedido de investigação do uso de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) como “câmara de gás”, em Umbaúba, no interior de Sergipe.
Para o Psol, a PRF “tem muito a explicar” sobre a abordagem que terminou com a morte por asfixia de Genival de Jesus dos Santos, abordado pelos agentes da corporação.
Nossa bancada acionará o Ministério Público hoje para cobrar uma rigorosa investigação do assassinato bárbaro de Genivaldo de Jesus Santos em Sergipe. O uso da viatura policial como CÂMARA DE GÁS é um retrato do Brasil violento que vivemos. A PRF tem muito o que explicar ao país.
— PSOL 50 (@psol50) May 26, 2022
Genivaldo sofria de esquizofrenia, era casado e deixou um filho, segundo relatos de familiares. O boletim de ocorrência foi feito pela irmã da vítima, Damarise de Jesus Santos.
Em nota, a PRF informou ter instaurado procedimento para apurar a conduta dos agentes envolvidos na abordagem. Até o momento, nenhum dos três agentes foram ouvidos pela Polícia Civil de Sergipe. Só familiares e testemunhas do crime haviam prestado depoimento.
A abordagem ocorreu na BR-101. A Procuradoria da República de SE foi procurada pelo Metrópoles, mas não respondeu se irá abrir uma investigação sobre a conduta dos policiais.