metropoles.com

PSol pede cassação de Damares no Senado por crise em terra Yanomami

Deputados alegam que Damares “utilizou a máquina pública como um instrumento para uma política etnocida e racista contra os povos indígenas”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Close de Damares Alves no estúdio do Metrópoles
1 de 1 Close de Damares Alves no estúdio do Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A bancada do PSol na Câmara dos Deputados enviou, nesta quinta-feira (9/2), um pedido de cassação do mandato da ex-ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos-DF), pela crise no território indígena Yanomami, em Roraima.

O pedido foi protocolado no Conselho de Ética do Senado e enviado ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) na terra indígena por casos de desnutrição e outras doenças.

Na representação protocolada pela bancada do PSol, os parlamentares afirmam que Damares praticou quebra de decoro parlamentar. Os deputados alegam que a ex-ministra “utilizou a máquina pública como um instrumento para uma política etnocida e racista contra os povos indígenas”.

Além disso, o grupo afirma que, durante o mandato à frente do ministério, Damares defendeu “expressamente a prática do garimpo ilegal em terras indígenas, demarcadas ou não, bem como incentivando a invasão dessas áreas por grupos ilegais de madeireiros e pecuaristas”.

No documento, os deputados ressaltaram que, desde 2020, lideranças Yanomami têm pedido auxílio do poder público para conter invasões de garimpeiros e violações aos direitos humanos, “com registros de homicídios, estupros, contaminação por diversas doenças, inclusive Covid”.

“Em face das gravíssimas violações à Constituição Federal, ao Código de Ética e ao ordenamento jurídico, considerando que a representada, em vez de promover uma ação articulada em defesa da vida, agiu com descaso e ausência de medidas em proteção aos povos indígenas, impõe-se a abertura do processo disciplinar e, ao fim do processo, a cassação de seu mandato”, consta no documento.

Damares Alves foi eleita ao Senado Federal pelo Distrito Federal em outubro de 2022, com 714.562 votos.

Hospitalizações

Na última semana, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o hospital de campanha instalado em Boa Vista, capital de Roraima, para tratar indígenas resgatados já atendeu mais de 300 pessoas. A maioria dos pacientes eram crianças.

De acordo com as secretarias de Saúde do estado e da capital, ao menos 55 crianças da etnia estão internadas em Boa Vista. Três delas estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Entre as principais causas de internação das crianças Yanomami estão: doença diarréica aguda, gastroenterocolite aguda, desnutrição, desnutrição grave, pneumonia, acidente ofídico e malária.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?