PSol lança Chico Alencar à presidência da Câmara dos Deputados
No anúncio, Chico Alencar defendeu investigação do Conselho de Ética sobre envolvimento de congressistas nos atos terroristas em 8/1
atualizado
Compartilhar notícia
O PSol decidiu lançar no último domingo (22/1) a candidatura do deputado eleito Chico Alencar (RJ) contra o atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). As eleições para a Mesa Diretora da Casa acontecem em 1° de fevereiro. A informação foi divulgada pelo parlamentar nas redes sociais.
“É oficial, sou candidato à presidência da Câmara dos Deputados! Na eleição, que ocorrerá no próximo dia 1º de fevereiro, defenderei um Parlamento mais democrático, transparente e participativo e #AnistiaNão aos golpistas”, escreveu Alencar.
No anúncio, o deputado eleito defendeu uma investigação por parte do Conselho de Ética sobre o envolvimento de congressistas nos atos terroristas em 8 de janeiro: “Defendo a apuração, pelo Conselho de Ética, do envolvimento de parlamentares com os ataques golpistas do dia 8, além de investigação rigorosa sobre o ex-presidente Bolsonaro”.
O atual presidente da Câmara é o favorito na disputa pela recondução ao cargo. O PSol é o único partido de esquerda que não apoiou Lira. O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, oficializou o apoio a Lira em novembro, além dos partidos do PCdoB, PV, PSB e PDT.
Para que um candidato seja eleito em primeiro turno, são necessários 257 dos 513 votos.