metropoles.com

PSol desiste de candidatura própria em Belo Horizonte e apoiará o PT

Cúpulas dos dois partidos se reuniram nesta semana com o presidente Lula para definir estratégias; siglas tentam atrair Duda Salabert (PDT)

atualizado

Compartilhar notícia

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra deputado federal rogerio correia valdemar - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra deputado federal rogerio correia valdemar - Metrópoles - Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O Psol desistiu de ter a candidatura própria da pré-candidata e deputada estadual Bella Gonçalves na corrida eleitoral de Belo Horizonte (MG). O partido vai apoiar o pré-candidato do PT, deputado federal Rogério Correia. A cidade é um dos principais colégios eleitorais do país e onde as pesquisas eleitorais mostram um embate entre diversos candidatos.

A capital mineira, depois de São Paulo e Rio de Janeiro é uma das prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as eleições municipais. O acordo para o PSol deixar a corrida foi selado em uma reunião no Palácio do Planalto na quarta-feira (5) com a cúpula dos dois partidos e o presidente Lula.

O objetivo da presidente da PSol, Paula Coradi, com o movimento é fazer uma aliança única da esquerda na cidade para combater o favoritismo de candidatos de direita nas pesquisas eleitorais. Com a aliança PSol-PT, não há uma garantia dos petistas de que o vice será dos psolistas.

O Metrópoles apurou que existe uma tentativa de atrair a deputada federal e pré-candidata do PDT, Duda Salabert, para a composição da aliança. O plano seria emplacá-la como vice na chapa de Correia. No entanto, até o momento, a parlamentar não abre mão de sua candidatura própria.

Aliança PT-PSol no país

Atualmente, além de Belo Horizonte, o PT tem o apoio do PSol em Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Maceió (AL) e Porto Alegre (RS). Nas duas últimas, as psolistas têm os vices nas chapas.

Já o Psol tem o apoio dos petistas em duas capitais: São Paulo e Belém. No maior colégio eleitoral do país, os petistas têm Marta Suplicy como pré-candidata a vice de Guilherme Boulos. Na capital do Pará, o PT tem o pré-candidato a vice Edilson Moura do atual prefeito Edmilson Rodrigues.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?