metropoles.com

PSol apresenta denúncia contra Da Cunha no Conselho de Ética da Câmara

Deputado federal Delegado Da Cunha é réu em processo que investiga violência doméstica contra a ex-mulher

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O deputado Delegado Da Cunha, do PP de São Paulo Conselho de ética - Metrópoles
1 de 1 O deputado Delegado Da Cunha, do PP de São Paulo Conselho de ética - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O Partido Socialismo e Liberdade (PSol) apresentou, nesta quarta-feira (27/3), representação contra o deputado federal Delegado Da Cunha (PP-SP) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. O parlamentar é réu por agredir a ex-companheira Betina Grusiecki, de 28 anos.

A representação foi protocolada depois de ter sido revelado um vídeo em que Da Cunha profere insultos e ameaças contra a mulher. O documento só foi apresentado nesta quarta, porém, após a primeira sessão do ano do Conselho de Ética.

Nas imagens, é possível ouvir o congressista insultando a então companheira e dizendo que iria matá-la. “[…] Sua vaca, vou encher sua cara de tiro”, diz o político. Betina grita: “Me solta. Chama a polícia. Chama a polícia! Sai”.

“O deputado cometeu uma violência de gênero gravíssima, violências domésticas, agredindo fisicamente a sua própria companheira, e por isso, deve perder o seu mandato”, argumenta a representação.

O documento ressalta que a violência doméstica citada “evidenciam a prática de ato incompatível com o decoro parlamentar”.

Processo de Da Cunha no TJSP

Em janeiro, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu que Da Cunha não deve ter foro privilegiado no processo em que responde por ameaçar de morte, destruir os pertences e espancar a própria esposa até ela desmaiar.

Segundo a promotoria, a discussão sobre o possível foro privilegiado do parlamentar estaria travando o processo – cenário que representa “concreto risco à integridade” da vítima.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?