metropoles.com

PSol aciona MPF após ministério pedir investigação sobre aborto em SC

Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos pediu apuração sobre médicos que fizeram procedimento legal em menina de 11 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Samia Bomfim
1 de 1 Samia Bomfim - Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSol-SP), líder da sigla na Câmara, e outros parlamentares do partido acionaram o Ministério Público Federal (MPF) contra a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Britto, por pedir investigações a respeito do aborto legal feito em uma menina de 11 anos em Santa Catarina.

Segundo a peça, o ministério estaria atuando para investigar os médicos que realizaram o aborto, além da equipe do portal The Intercept, que revelou as irregularidades na condução do caso pela juíza e pela promotora responsáveis.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado recebeu o pedido do governo federal no dia 27 de junho – cinco dias após a realização do procedimento médico — e informou que investiga o caso.

O documento argumenta que “não há motivação, senão política-ideológica” para que os profissionais sejam investigados, “o que denota uma conduta ímproba e abusiva, longe do que preconiza o bom múnus público”.

A representação pede que o MPF verifique as supostas ilegalidades na conduta da pasta e “que sejam tomadas as providências administrativas, civis ou penais cabíveis”.

O caso ganhou notoriedade depois que a juíza Joana Ribeiro Zimmer, titular à época da Comarca de Tijucas, impediu que o procedimento garantido em lei fosse realizado e mandou a criança grávida para um abrigo.

Em despacho, a juíza afirmou que a decisão, inicialmente, teria sido motivada para garantir a proteção da criança em relação ao agressor, mas que havia ainda outra razão: “Salvar a vida do bebê”.

A magistrada ainda sugeriu que a menina mantivesse a gestação por “mais duas ou três semanas”, até a formação do feto evoluir a ponto de fazer um parto antecipado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?