metropoles.com

PSL apoiará Rodrigo Maia na Câmara e lançou Major Olímpio ao Senado

Posição sobre presidência da Câmara ocorreu em reunião pela manhã na casa de Maia. Candidato ao Senado considera disputa uma “missão”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Diplomação Jair Bolsonaro
1 de 1 Diplomação Jair Bolsonaro - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente do PSL, deputado federal Luciano Bivar (PE), passou a manhã reunido com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na residência oficial da Câmara dos Deputados, na Península dos Ministros. Na ocasião, o parlamentar confirmou que seu partido apoiará a reeleição de Maia ao comando da Casa. Já à tarde, o partido bateu o martelo quanto à disputa pela sucessão de Eunício Oliveira (MDB-CE) no comando do Senado Federal. A sigla do presidente Jair Bolsonaro terá candidato próprio: o deputado federal e senador eleito Major Olímpio (PSL-SP), um dos congressistas mais próximos do novo chefe do Executivo federal.

Também estavam no encontro da manhã, com Rodrigo Maia, os deputados eleitos Delegado Waldir (PSL-GO) e Luis Miranda (DEM-DF). “Rodrigo Maia se comprometeu comigo a aprovar todas as reformas que fizemos no governo de Bolsonaro, o presidente quer que a presidência da Câmara seja de acordo com a pauta do governo eleito e isso ocorrerá”, disse o dirigente do PSL.

Na pauta da negociação, ficou pré-definido que o PSL vai presidir as comissões de Constituição e Justiça e a de Tributação da Câmara. De acordo com Luis Miranda, que convive com Maia há algum tempo e participou do governo de transição, o democrata mostrou compromisso com as reformas econômicas que nortearam a campanha de Bolsonaro.

Com a definição, o atual presidente da Câmara fortalece a sua campanha, já que, na nova legislatura, o PSL terá 52 deputados – a segunda maior bancada da Casa.

A eleição para o cargo será realizada apenas em fevereiro, quando os deputados e senadores eleitos tomarão posse em cerimônia a ser realizada no Congresso Nacional.

No último dia 1º, o presidente Jair Bolsonaro tomou posse. Já nesta terça-feira, seus emissários deram início às negociações. Ter uma presidência favorável ao seu governo será fundamental para o presidente, já que ele precisa do apoio do Parlamento para aprovar as reformas que pretende.

Senado Federal
Ao divulgar o lançamento de Major Olímpio à Presidência do Senado, o presidente do PSL, Luciano Bivar (RJ), afirmou que o senador eleito aceitou a proposta. “Ele me perguntou ‘é uma missão?’ e eu respondi que sim. Daí ele concordou”, detalhou.

Caso a candidatura de Olímpio realmente se concretize, ele será o terceiro pré-candidato ao pleito a ser realizado depois da posse dos novos deputados e senadores, no dia 1º de fevereiro. O ex-presidente do Senado Renan Calheiros (MDB-AL) e o tucano Tasso Jereissati (PSDB-CE) já manifestaram a intenção de disputar o cargo.

O PSL elegeu quatro senadores nas eleições de 2018. Outras siglas, como MDB, PT, PSDB e DEM, entre outras, têm bancadas maiores que o partido do presidente Jair Bolsonaro.

Montagem do governo
O partido de Maia foi o mais prestigiado por Bolsonaro na composição ministerial, com número superior de titulares até do que o próprio PSL. O DEM ficou com as pastas da Casa Civil, Agricultura e Saúde, que serão ocupadas pelos ministros Onyx Lorenzoni (RS), Tereza Cristina (MS) e Luiz Henrique Mandetta (MS), respectivamente.

O PSL recebeu a pasta do Turismo, a cargo do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (MG).

Nas eleições 2018, o partido de Bolsonaro elegeu 52 deputados, número que os dirigentes da legenda esperam aumentar para 62 com a transferência de parlamentares de outras siglas a partir deste início de governo. (Colaboraram Larissa Rodrigues e Ian Ferraz)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?