Prova do Enade é aplicada neste domingo (14/11). Veja o que levar
Uso de máscara de proteção facial é obrigatório. Participantes com sintomas de Covid-19 não devem comparecer
atualizado
Compartilhar notícia
Ocorre neste domingo (14/11) a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ao todo, são 494.259 estudantes concluintes de 8.004 cursos de 30 áreas do conhecimento vinculadas ao ano II do sexto ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Os portões do exame serão abertos às 12h e fechados às 13h, horário de Brasília, com a aplicação iniciado às 13h30. É importante lembrar que participantes que apresentarem sintomas de Covid-19 não devem comparecer ao local de prova, precisando solicitar dispensa do exame no período de 16 de dezembro a 21 de janeiro de 2022 por meio do Sistema Enade.
O Enade é um dos exames que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído em 2014. O objetivo do teste é aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso de graduação.
Local de prova
A consulta do local de prova dos estudantes se dá por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no sistema do exame.
No documento, constam informações como local e horário de aplicação da prova, documentação de identificação exigida no dia do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante leve o cartão de confirmação no dia da aplicação.
Documentação
É necessária a apresentação original de documento oficial com foto para fazer a prova, conforme previsto no edital do exame. São válidos para identificação: Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; e identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.
Também serão aceitos outros documentos, como identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados.
O participante impossibilitado de apresentar a via original de documento oficial de identificação c por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência.
O que levar?
Os participantes devem levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, para realizar a prova. Apenas os estudantes que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista poderão utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida. Contudo, o Cartão-Resposta deve ser preenchido com caneta de tinta preta.
Não será permitido o uso de qualquer objeto eletrônico no momento da aplicação.
O uso de máscara de proteção à covid-19 será obrigatório durante todo o período em que o participante permanecer no local de aplicação da prova, sendo permitido retirá-la apenas no momento da identificação, antes de acessar a sala de prova, e para se alimentar.