metropoles.com

Prova de vida do INSS será digital e voltará a ser obrigatória em maio

Aplicativo do governo federal poderá ser usado para atualizar as informações de 5,3 milhões de aposentados e pensionistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
INSS – Previdência Social – Aposentadoria
1 de 1 INSS – Previdência Social – Aposentadoria - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governo federal prorrogou por mais 60 dias a suspenção de prova de vida de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir de maio, segundo o órgão, o protocolo voltará a ser obrigatório.

Com a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a exigência ficou suspensa. Agora, todo o processo será feito por um aplicativo. Antes, o aposentado ou pensionista, por exemplo, tinha que comparecer presencialmente ao banco em que recebe o benefício e apresentar um documento de identificação com foto.

Nesta terça-feira (23/2), o INSS detalhou como a prova de vida será feita. Pelo aplicativo Meu INSS, o beneficiário será avisado da necessidade de fazer a prova de vida e será direcionado ao aplicativo Meu Gov.Br, para a atualização das informações.

O processo usará a biometria facial. O INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“A pandemia nos obrigou a tomar algumas atitudes que já tomaríamos, mas tivemos que fazer mais rapidamente. A população ganha pela segurança e praticidade. O governo ganha pela praticidade e agilidade. Com isso, os servidores poderão fazer outras coisas”, defende o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco.

Em funcionamento

O novo modelo já está funcionando. O projeto piloto foi testado com 500 mil beneficiários. Agora, valerá para 5,3 milhões de pessoas. A prova de fica presencialmente nos bancos continua sendo permitida.

“A prova de vida do INSS é parte da transformação digital que está acontecendo no governo. Foi um esforço conjunto. Pensamos na senhorinha que mora longe e precisa entrar num caminhão para ir a outra cidade e se apresentar e mostrar que está viva”, salienta o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade.

O processo foi desenvolvido pela Dataprev, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e INSS.

“Os benefícios ficarão mais rastreáveis e vamos conhecer melhor a quem estamos pagando e evitaremos fraudes”, frisa Caio.

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, comemorou a digitalização do serviço. “As pessoas poderão fazer a prova de vida sem sair de casa. O processo será simplificado, sem sair de casa e pelo aplicativo. Temos certeza que a maior parte da população fará essa prova de vida de forma simplificada e acessível”, destacou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?