metropoles.com

Prova de concurso da PM é anulada no RJ após suspeitas de fraude

O concurso não foi suspenso, apenas o resultado da prova, aplicada no último domingo (27/8), foi anulado pelo governador Cláudio Castro (PL)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
fraude concurso pmerj
1 de 1 fraude concurso pmerj - Foto: Reprodução

O governador Cláudio Castro (PL) determinou, nesta quinta-feira (31/8), o cancelamento da prova objetiva do concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) após suspeitas de fraude.

Castro considerou a situação como “inadmissível”. “Em respeito aos candidatos que agiram corretamente, não me resta outra alternativa que não seja cancelar a prova objetiva”, escreveu nas redes sociais.

“Contratamos uma empresa para realizar um concurso e o que vimos no último fim de semana é inadmissível. Diante do que foi amplamente mostrado nas redes sociais, e em respeito aos candidatos que agiram corretamente, não me resta outra alternativa que não seja cancelar a prova objetiva”, disse o governador.

Imagem pronunciamento Cláudio Castro sobre fraude no concurso da PMERJ - Metrópoles
O governador Cláudio Castro (PL) também instaurou uma investigação sobre o caso

Vale ressaltar que o concurso da PMERJ não foi suspenso, apenas o resultado da prova, aplicada no último domingo (27/8), foi anulado. O governador também instaurou um processo para investigar as falhas durante a aplicação das provas e “punir os responsáveis”.

A banca organizadora do concurso, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), foi notificada pelo governo do Rio de Janeiro na quarta (30/8).

Cláudio Castro afirmou que “em breve” serão anunciadas novas datas para a realização das provas, que, ainda segundo o governador, vão acontecer este ano. “Quem se inscreveu pode ficar tranquilo que em breve vamos anunciar as novas datas para a realização das provas, que acontecerão ainda este ano”, anunciou.

“Geral colando”: candidatos falam das fraudes em concurso da PM no Rio

Suspeita de fraude no concurso da PMERJ

Uma série de denúncias de fraude na prova aplicada no último domingo (27/8) ocasionou a prisão de 20 candidatos suspeitos de trapacear.

No total, foram cumpridos 19 mandados de prisão por crimes como roubo, deserção e receptação. Um ex-cabo da PM, expulso da corporação, foi preso em flagrante por falsidade ideológica e tentativa de fraude a concurso.

Com 119.541 candidatos para 2 mil vagas, esse foi o concurso da PM com maior número de inscritos. A prova foi realizada em 121 locais no Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói.

Os candidatos precisaram responder 50 questões divididas entre:

  • Língua portuguesa (10);
  • Matemática básica (10);
  • Noções de direitos humanos (10);
  • Noções de direito administrativo e legislação aplicada à PMERJ (10); e
  • Noções de direito penal e processo Penal (10).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?