Protestos contra a morte de Marielle acontecem em Lisboa e Nova York
Representantes do Parlamento europeu também prestaram tributo, nesta quinta-feira (15/3), à vereadora carioca
atualizado
Compartilhar notícia
Um protesto contra a morte da vereadora Marielle Franco e do seu motorista, Anderson Pedro Gomes, foi realizado nesta quinta (15/3), na Praça Luís de Camões, em Lisboa. O ato reuniu dezenas de pessoas, a maioria brasileiros. Outra manifestação aconteceu em Manhattan, nos Estados Unidos, onde cidadãos brasileiros protestaram no Union Square Park. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.
Na capital portuguesa, ativistas discursaram e afirmaram que o assassinato da vereadora foi uma tentativa de calar a sua voz. Os discursos destacaram o fato de Marielle Franco ser negra, lésbica e feminista. A reportagem também destaca que alguns participantes criticaram Portugal por não divulgar números de casos de violência contra negros e mulheres.
Já em Manhattan, um grupo de brasileiros homenageou Marielle com cartazes e fotos da vereadora. Uma das mensagens exibidas em faixas foi “38 anos de idade. Ativista. Mãe. Lutadora. Assassinada no Rio de Janeiro na noite passada por defender a justiça”. Os manifestantes se reuniram às 18h (19h pelo horário de Brasília) em frente ao monumento a George Washington, um dos fundadores dos Estados Unidos.Tributo a Marielle no Parlamento Europeu
Nesta quinta-feira (15/3), representantes do Grupo da Esquerda Unitária Europeia e da Esquerda Nórdica Verde (GUE/NGL) prestaram um tributo no Parlamento Europeu, à vereadora Marielle Franco, morta a tiros na noite desta quarta-feira 914/3), na região central do Rio.