Protesto contra privatização do metrô do Recife chega a Brasília
Trabalhadores do metrô do Recife se reúnem em frente ao Palácio do Planalto para cobrar medidas do governo, incluindo reajuste da categoria
atualizado
Compartilhar notícia
Um grupo de metroviários do Recife (PE) realizou uma manifestação em frente ao Palácio do Planalto, na manhã desta quinta-feira (17/8), contra a privatização do metrô da capital pernambucana.
Os trabalhadores, liderados pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), pedem a retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CTBU) do Plano Nacional de Desestatização (PND).
A categoria defende ainda que, caso a privatização seja efetivada, os metroviários sejam realocados para outros órgãos públicos.
Veja os registros da manifestação:
Campanha salarial
Os metroviários também cobram o reajuste salarial da categoria em 7%, com base na proposta apresentada pelo Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPT-PE).
A lista de reinvindicações inclui ainda um pedido de aumento do piso salarial para o nível 110, o que representa cerca de R$ 2.500. Atualmente, a base salarial da categoria está em R$ 1.900.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, nesta tarde, com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o deputado Estadual de São Paulo Luiz Fernando, no Palácio do Planalto.