Protagonismo feminino é tema de mostra em Anápolis (GO)
De acordo com a gestão municipal, mostra terá 12 horas de programação reunindo mulheres e valorizando o que é produzido por elas
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Com os olhares voltados para as mulheres que constroem a cena cultural cantando, escrevendo, interpretando e conduzindo os rumos do fazer artístico, a Mostra de Artes Híbridas – Mulheres Anapolinas (MAH:MA) acontece tanto online quanto presencialmente nos dias 25 e 26 de fevereiro, com acesso gratuito.
A realização da mostra é do grupo Matula Cênica por meio dos editais da Lei Aldir Blanc, da Prefeitura de Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana, com os recursos do Ministério de Turismo, do governo federal.
São cantoras, instrumentistas, escritoras, bailarinas, gestoras artísticas, artistas plásticas, dirigentes de instituições e outros ofícios desempenhando o protagonismo feminino na comunidade local. “Tanto no poder público como na sociedade civil, percebemos que as mulheres ampliaram a sua presença para além do fazer artístico, decidindo os rumos do desenvolvimento cultural”, comenta a secretária municipal de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins.
A dinâmica da programação conta com as apresentações e performances online nas noites das próximas sexta, 25/2, e sábado, 26/2, finalizando com um bate-papo entre todas as participantes de cada dia. Performances musical, literária, teatral, circense, de dança e artes visuais serão apresentadas pelo canal do YouTube do grupo Matula Cênica.
“A ideia deste evento vai além de somente enaltecer as artistas, incentivando mais mulheres a produzirem arte e mostrarem seus trabalhos”, explica a integrante do Matula Cência e proponente do evento, Queli Ferreira.
Workshops
Na parte presencial da programação, dois workshops serão sediados no Auditório da Escola de Música de Anápolis: “Expressividade: um diálogo entre teatro e Libras” e “Criando ideias e produzindo arte”, que acontecem no período vespertino (14h às 18h), nos dias 25 e 26 deste mês.
As inscrições vão até a próxima quinta, 24/2, são gratuitas e feitas em formulário online (link ao final da matéria). “A formação é uma parte importante para despertar talentos e dar mais confiança para que as artistas despontem”, incentiva a diretora de Cultura, Nabyla Carneiro.
Confira a programação:
25/02, às 19h, pelo Youtube: Matula Cênica
- “Batuque, canto e viola” – apresentação circense – com Amanda Ricoldi (Boca do Lixo)
- “Madeiras do Brasil” – apresentação de Artes Visuais – com Tatiana Susano
- Apresentação Musical com Banda Liebe – Destaque: vocalista Verônica Campos
- Bate-papo: “Isso é coisa de mulher” com as artistas participantes da programação – Mediação: Matula Cênica
26/02, às 19h, pelo Youtube: Matula Cênica
- “Graviception” – apresentação de dança – com Isabela Pinheiro
- “Nunca beijei minha mãe” – apresentação literária – com Natalina Fernandes (União Literária Anapolina – ULA)
- “Sobre figos e folhas” – apresentação teatral – Matula Cênica
- Bate-papo: “Isso é coisa de mulher” com as artistas participantes da programação – Mediação: Matula Cênica
Link do canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgzLxXdmzZHwELuDM5mRHrw
Workshops
- Local: Auditório da Escola de Música de Anápolis – Rua Catorze de Julho, esquina com a Avenida Goiás, Centro.
25/02, das 14h às 17h – Workshop: “Expressividade: um diálogo entre teatro e Libras” – Palestrante: Mar Rosa
26/02 – Das 14h às 17h – Workshop: “Criando ideias e produzindo arte” – Palestrante: Ilmara Damasceno
Inscrições gratuitas até dia 24/02 - Clique para se inscrever