Governo confirma prorrogação do Desenrola até março de 2024
Prorrogação do programa Desenrola, que trata de renegociação de dívidas de pessoas físicas, já havia sido anunciada na semana passada
atualizado
Compartilhar notícia
Conforme divulgado pelo secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, o programa Desenrola Brasil, de renegociação de dívidas do governo federal, será estendido por mais três meses.
Oficialmente com o nome de Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, o Desenrola Brasil vai agora até março de 2024.
A medida provisória de nº 1.199, que oficializa a prorrogação, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (12/12).
A previsão anterior era de que o programa se encerrasse no fim deste ano. Com a medida, a duração agora é estendida até o dia 31 de março do ano que vem.
A extensão é para que as pessoas possam ter mais tempo para renegociar seus débitos. Além disso, o governo deverá eliminar um dos requisitos para acesso ao programa, a exigência de certificado prata ou ouro na plataforma gov.br.
Desenrola Brasil
O programa renegocia de dívidas entre R$ 5 mil até R$ 20 mil, com propostas diferentes.
O Desenrola abrange dívidas negativadas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022. A iniciativa visa limpar o nome dos brasileiros, após um cenário de crise econômica e endividamento na pandemia, e trazer esse público de volta para o mercado consumidor.
Veja os principais números do Desenrola: