metropoles.com

Projeto piloto vai usar Instagram para achar desaparecidos no Brasil

Dados de crianças e adolescentes desaparecidos no DF, Ceará e Minas Gerais vão aparecer no Facebook e Instagram em um raio de 160 km

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte Yanka Romão/Metrópoles
Imagem preta e vermelha com silhueta de desaparecidos
1 de 1 Imagem preta e vermelha com silhueta de desaparecidos - Foto: Arte Yanka Romão/Metrópoles

Um projeto piloto entre a empresa Meta, dona do Instagram, e o governo brasileiro vai permitir o uso do Facebook e do Instagram para localizar pessoas desaparecidas.

O projeto foi assinado no início da tarde desta quarta-feira (30/8) em evento no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Participam desta fase inicial do projeto o Distrito Federal e os estados do Ceará e Minas Gerais. Segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino, os outros estados devem ser incluídos no programa em janeiro do ano que vem.

Na prática, a parceria vai permitir que informações sobre pessoas desaparecidas sejam divulgadas nas plataformas do Facebook e do Instagram. O foco é em crianças e adolescentes desaparecidos.

Raio de 160 km

A publicação nas redes sociais vai ser direcionada para um raio de 160 quilômetros da residência da criança e adolescente desaparecido.

A escolha dos casos que serão assistidos pelo programa passará pelo MJSP, mas os apontamentos dos casos será feito pelas polícias civis e federal, de acordo com as investigações em andamento.

O ministro da Justiça Flávio Dino participou do lançamento, além do secretário Nacional de Segurança, Tadeu Alencar, a assessora especial de Direitos Digitais do MJSP, Estela Aranha, e a diretora global de Responsabilidade e Segurança da Meta, Emily Vacher.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?