Projeto obriga motoristas de apps a transportarem animais domésticos
Projeto de Lei foi protocolado na Câmara dos Deputados e estabelece regras para motoristas de aplicativo transportarem animais de estimação
atualizado
Compartilhar notícia
Um Projeto de Lei (PL) protocolado na Câmara dos Deputados visa obrigar todos os veículos oferecidos pelas empresas de aplicativos de serviço de mobilidade urbana a realizarem o transporte de animais de estimação. A matéria, se aprovada, passará a valer em todo o território nacional.
Trata-se do Projeto de Lei 2548/2023, assinado pelos deputados federais Bruno Ganem (SP) e Raimundo Costa (BA), ambos do Podemos. A matéria prevê que o transporte de animais de estimação será feito com base nas condições e limitações oferecidas na plataforma de transporte.
Apesar de adicionar essa obrigação aos condutores, o texto também prevê a proibição de cobrança de uma taxa adicional para o embarque dos pets. Motoristas de aplicativo só poderão recusar o transporte dos animais caso não seja possível acomodá-los no veículo, seja por causa do peso ou tamanho do pet. Em casos de ameaça direta à saúde ou segurança do motorista, como possíveis reações alérgicas, o transporte também poderá ser recusado.
Dentre as regras, está a garantia de transporte de cães de pequeno, médio e grande porte no banco traseiro, presos por peitorais ao sistema de segurança do veículo. Enquanto isso, gatos deverão ser transportados em caixas de transporte e presas ao sistema de segurança do veículo.
Segundo os deputados Bruno Ganem e Raimundo Costa, a proposta tem como objetivo a redução dos casos de atritos e transportes inadequados de animais de estimação nos veículos de transporte por aplicativos e o bem-estar e proteção dos animais.