metropoles.com

Projeto dos motoristas de app pode ser votado em junho, prevê ministro

Ministro Luiz Marinho (Trabalho) estima que o projeto de lei que regulamenta a atividade de motorista de app pode passar na Câmara em junho

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Esp. Metrópoles
Motoristas de app aplicativo regulamentação projeto - Uber
1 de 1 Motoristas de app aplicativo regulamentação projeto - Uber - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

O ministro Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego (MTE), estima que o projeto de lei complementar (PLP) 12/2024, que regulamenta a atividade de motoristas de aplicativos (como Uber e 99), poderá ser votado no plenário da Câmara até a terceira semana de junho.

“Ainda é possível estar no plenário na segunda ou terceira semana de junho. É [um prazo] apertado, mas é possível, dentro do esforço que o Parlamento está acostumado a trabalhar”, estimou Marinho nesta quarta-feira (29/5), em coletiva para apresentação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de abril.

Em seguida, Marinho disse que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), “tem cumprido os compromissos assumidos” e criará as condições para que a votação aconteça “no mais tardar” na terceira semana do próximo mês.

Enviado à Câmara em março pelo Palácio do Planalto, o projeto trata apenas dos profissionais de carro que trabalham nas plataformas. O texto prevê um pagamento mínimo de R$ 32,10 por hora trabalhada e a contribuição previdenciária dividida entre motorista e aplicativo.

Por falta de acordo, os entregadores sobre duas rodas ficaram de fora da proposta de regulação.

O projeto sofreu resistência e ainda caminha a passos lentos no Congresso. “O ritmo do Parlamento é o ritmo do Parlamento e o Executivo não se mete nisso. Estamos à disposição dos relatores e dos presidentes das Casas”, ponderou Marinho.

Na segunda (27/5), ele se reuniu com os relatores nas comissões de Indústria, Comércio e Serviços,deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE), e de Trabalho, Luiz Gastão (PSD-CE), que estão trabalhando juntos. “A minha avaliação é que [a tramitação] está indo bem”, afirmou o ministro. Ele disse que “posições divergentes” são naturais.

Além dos motoristas de app, os entregadores

A pasta de Marinho também voltou a debater a construção de uma proposta de regulamentação do trabalho de entregadores de aplicativo (motoboys) dentro do grupo tripartite, instalado no ano passado.

Em abril, o ministro recebeu o diretor de Políticas Públicas do iFood, João Sabino, para falar sobre a retomada das negociações

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?