metropoles.com

Projeto de lei quer garantir agilidade para tratamento de câncer no RJ

Estado é o mais lento do Brasil no cuidado da doença pelo SUS, segundo dados do Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Rio de Janeiro – O Projeto de Lei 74/2021, publicado nesta segunda-feira (8/3), no Diário Oficial da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, pode aumentar a expectativa de vida de pacientes diagnosticados com câncer na cidade do Rio de Janeiro.

De autoria do vereador Dr. Marcos Paulo (Psol), o projeto quer obrigar a prefeitura a criar o “Programa de Navegação” para garantir o cumprimento da Lei Federal 12.732/2012, que estabelece prazo máximo de 60 dias para que pacientes diagnosticados com câncer de mama iniciem o tratamento.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Rio de Janeiro é o estado brasileiro com o pior desempenho para cumprimento da Lei dos 60 dias. Entre 2013 e 2018, apenas 11% das mulheres com câncer de mama começaram a ser tratadas em até dois meses após diagnóstico.

O Programa de Navegação de Pacientes na rede municipal de Saúde tem o objetivo de garantir que todos os pacientes oncológicos da cidade diagnosticados pelo SUS sejam acompanhados por um profissional de saúde que vai auxiliar a jornada de quem está em tratamento a cada etapa, agendando consultas, exames e procedimentos até a alta médica.

“Quando se fala em câncer, o tempo é um fator preponderante que separa a morte da vida. Sabemos que o SUS é o maior sistema de saúde pública do mundo, e também por esse motivo, é complexo”, lembrou o vereador Marcos Paulo.

Segundo ele, quando uma pessoa recebe o diagnóstico de câncer, ela sequer sabe para onde ir. “Essa informação básica não é oferecida pelas redes de saúde de forma sistemática e eficiente e o resultado disso é a dificuldade para o início do tratamento e um número imenso de mortes evitáveis”, explica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?