metropoles.com

Projeto de lei que proíbe reconhecimento do poliamor avança na Câmara

Comissão na Câmara dos Deputados aprova projeto que proíbe reconhecimento de união poliafetiva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Câmara aprova proibição de união poliafetiva
1 de 1 Câmara aprova proibição de união poliafetiva - Foto: Getty Images

A Comissão de Previdência, Assistência Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (21/12), o avanço de um projeto de lei que proíbe o reconhecimento por cartórios da união poliafetiva, ou poliamor – relação em que mais de duas pessoas estão envolvidas.

Aprovado por nove votos favoráveis e três contrários, o projeto impede registros de união estável para esse tipo de relação. Tramitando na Casa desde 2016, o texto deve seguir agora para análise de outras comissões, e por último, passar pela Constiuição e Justiça e de Cidania, sem precisar ir para o plenário se não houver destaque exigindo isso.

O colegiado da Comissão de Previdência, Assistência Social e Família é majoritariamente formada por parlamentares conservadores e já aprovou também um projeto contra o casamento homoafetivo. Em outubro, a comissão convidou o pastor Silas Malafaia para debater o tema em audiência pública na Casa.

A relatoria do projeto é de responsabilidade do vice-presidente da comissão, Filipe Martins (PL-TO), que justifica a proibição com a possibilidades de brechas para fraudes, como casos de pensão por morte, dependência em planos de saúde, entre outros.

Em agosto desse ano, um trisal, composto por um homem e duas mulheres, conseguiu, na Justiça do Rio Grande do Sul, o reconhecimento de união estável. Em uma decisão considerada rara, o juiz do caso atendeu o pedido de Leticia Pires Ordovás, de 51 anos, Denis Ordovás, também de 51 anos, e Keterlyn Oliveira, de 32, que registraram juntos como pais do bebê que nasceu, fruto da gestação de Keterlyn.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?