Projeções: veja como ficariam cartões-postais do Brasil após inundação
Cartões-postais de sete cidades brasileiras ficariam tomados pela água devido à elevação do nível do mar causada pelo aquecimento global
atualizado
Compartilhar notícia
Cartões-postais de sete cidades brasileiras ficariam inundados com a elevação do nível do mar causada pelo aquecimento global. Na lista estão pontos como Estádio do Maracanã, Copacabana Palace, Casa do Maranhão e Farol do Mucuripe.
Um dos locais mais tradicionais do Brasil, o hotel Copacabana, no Rio de Janeiro, ficaria com a recepção submersa, caso a temperatura média global avance 3°C em relação aos níveis pré-industriais. O estacionamento e os carros ficariam tomados pela água.
O Estádio Mário Filho, o Maracanã, teria os arredores submersos com o avanço do mar. A UFRJ pode ficar inacessível pelo volume de água ao redor. Apenas as copas das árvores e as partes mais altas dos prédios poderiam ser vistos de cima.
Imagens do Maracanã com o nível do mar normal e projeção com aquecimento global de 3°C:
Arraste o cursor para ver a mudança:
Universidade Federal do Rio de Janeiro:
Copacabana Palace:
No Maranhão, ruas vizinhas ao museu folclórico Casa do Maranhão, em São Luís, ficaria sitiado, conforme as projeções. Uma região inteira do Recife praticamente desaparece se o mar continuar se elevando.
Região onde fica o bairro Casa Amarela:
São Luís, no Maranhão:
As cidades listadas no Brasil são sete: Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos. Nestas localidades, a população atingida seria superior a 2 milhões.
O levantamento da Climate Central foi elaborado com base em dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). Em todo o mundo, a instituição mapeou 100 cidades em risco pela elevação do nível do mar. Elas estão em 39 países diferentes.
Estádio dos Aflitos, no Recife:
Usina do Gasômetro, em Porto Alegre:
Ponta da Praia, em Santos:
Mucuripe, em Fortaleza: