Programa de trainee do Magalu tem apoio de movimentos negros
Serão aceitos formados entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020 em qualquer curso superior. O objetivo é levar diversidade racial
atualizado
Compartilhar notícia
A varejista Magazine Luiza se tornou foco de um importante debate na última sexta-feira (18/9) quando anunciou a abertura de inscrições para seu programa de trainee 2021, que aceitará apenas candidatos negros. De acordo com a empresa, o objetivo é levar mais diversidade racial aos cargos de liderança.
Na ocasião, personalidades e instituições ligadas a movimentos negros se manifestaram em prol da causa. Foi o caso do movimento Ar, mobilização contra o racismo criada pela Universidade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobras, que publicou nesta segunda-feira (21/9) uma nota elogiando a ação.
“A fantástica e transformadora ação da Magalu ao criar um grupo de trainees contemplando especialmente jovens negros, capitaneada pela visionária Luiza Helena Trajano, é uma manifestação de coragem e compromisso com o alcance da igualdade racial”, diz um trecho do comunicado.
Veja outros posts:
“Se a empresa falasse que só ia contratar gente branca, seria racismo?”
Sim.
“E só gente negra, não é racismo?”
Não.
“Nunca vou entender isso”
É que ao invés de estudar e falar com pessoas negras, vc prefere ficar vendo vídeo de Terra plana e teoria da conspiração.
— Felipe Neto 🇧🇷🏴 (@felipeneto) September 19, 2020
O povo indignado com a iniciativa da Magazine Luiza, se vocês soubessem o racismo nos processos seletivos. Imagina entrar em um ambiente/empresa onde menos de 5% do local é negro em um país onde mais de 50% é negra. Da licença né!
— Jonathan Vicente (@jonathanvicent) September 19, 2020
Sergio Camargo
Sérgio Camargo, presidente da Fundação Cultural Palmares, já defendeu que não existe racismo “estrutural” no Brasil – chegou a dizer que a decisão da empresa é “racismo” contra brancos.
O que precisa para participar do processo seletivo
De acordo com a Magalu, serão aceitos candidatos formados entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020, em qualquer curso superior. Além disso, o conhecimento em língua inglesa e experiência profissional não estão entre os pré-requisitos para a seleção.
A única condição é ter disponibilidade para se mudar para São Paulo. Caso o selecionado seja de outra cidade, receberá um auxílio-mudança.
O salário é de R$ 6,6 mil, com benefícios e bônus de contratação de um salário.
Atualmente, o Magazine Luiza tem 53% de pretos e pardos em seu quadro de funcionários, mas apenas 16% deles ocupam cargos de liderança.