metropoles.com

Programa de testagem em massa terá 12 milhões de participantes por mês

Ministério da Saúde e Fiocruz estão finalizando parceria para realizar exames. Não há data definida para implementação da iniciativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Schmidt/Metrópoles
testagem teste de CoViD 19 voltada a assintomáticos
1 de 1 testagem teste de CoViD 19 voltada a assintomáticos - Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

O Ministério da Saúde finaliza um programa de testagem em massa da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A iniciativa do governo federal pode contemplar até 12 milhões de pessoas por mês.

A informação foi adiantada pelo secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, na tarde desta segunda-feira (26/7).

O secretário informou que o ministério e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estão firmando parceria para realizar o programa. Cruz também afirmou que ainda não há data definida para o início da testagem.

A medida, segundo o Ministério da Saúde, tem o objetivo de controlar a circulação da variante Delta. Ao todo, 10 unidades da Federação registraram adoecimentos causados pela mutação.

“A testagem é uma estratégia para a gente conter a circulação do vírus e, neste momento, quando há um certo arrefecimento da pandemia e uma tendência à liberação das atividades econômicas, a testagem é fundamental para conter o cenário pandêmico”, destacou.

Nesta segunda-feira, a secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite, durante entrevista coletiva, demonstrou preocupação com a variante Delta, que é considerada a cepa mais transmissível do coronavírus.

“Hoje, nos preocupa muito a circulação da variante Delta. Estamos focados na vacinação, por exemplo, de áreas de fronteira, para diminuir os riscos”, comentou a secretária.

Balanço

Desde o início da pandemia, o Brasil registrou 19,7 milhões de casos de Covid-19, e contabilizou que 550 mil pessoas morreram por complicações da doença.

Ao todo, o Ministério da Saúde distribuiu 164,4 milhões de doses da vacina. As secretarias de Saúde aplicaram 131,9 milhões, entre primeira, segunda e única dose.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?