metropoles.com

Reforma tributária: profissional liberal terá alíquota reduzida de 30%

Alíquota reduzida para profissionais liberais foi adiantada pelo relator da reforma tributária, que confirmou valor em parecer nesta quarta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Scott Graham / Unsplash
Fotografia colorida de dois homens mexendo em um papel como contabilidade semana 4 dias profissionais liberais - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida de dois homens mexendo em um papel como contabilidade semana 4 dias profissionais liberais - Metrópoles - Foto: Scott Graham / Unsplash

Profissionais liberais, tais como advogados, médicos, contadores e engenheiros, terão alíquota reduzida, segundo o parecer da reforma tributária, apresentado nesta quarta-feira (25/10) pelo relator, Eduardo Braga (MDB-AM), à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Segundo o relatório, que ainda precisa ser aprovado pelos senadores, esses profissionais com profissão regulamentada pagarão 30% a menos da alíquota padrão do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), aplicada a todos os setores da economia. Ainda não se de quanto será o IVA, mas especialistas apontam algo entre 25% e 30%.

Assim, serão quatro tipos de alíquotas aplicadas. A geral é aquele sem qualquer tipo de desconto, paga pela maior parte dos setores econômicos. A reduzida de 60% é para áreas estratégicas, como transporte público, educação e saúde. Já a alíquota zero é somente para produtos da cesta básica.

A alíquota reduzida de 30% é chamada de intermediária. Significa que os profissionais liberais pagarão 70% da alíquota geral. Segundo Braga, essa intermediária foi criada porque esses profissionais pagariam menos impostos do que o devido, se ficassem na reduzida de 60%.

Redução de alíquota dos profissionais liberais

Essa é uma inovação trazida pelo texto do Senado. Se confirmada, ela também precisa ser referendada pela Câmara em uma nova rodada de votações — aquela Casa já aprovou uma primeira versão do texto em julho.

Uma lei complementar vai definir quem será contemplado. Em linhas gerais, o relatório estabelece que serão beneficiados “serviços de profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, desde que sejam submetidas a fiscalização por conselho profissional”.

Calendário da reforma tributária no Congresso

A leitura da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária está prevista para acontecer ainda hoje. Em seguida, deverá ser concedida vista, isto é, tempo para os senadores analisarem o texto. Com o feriado de Finados na próxima semana, o parecer deverá ser votado pela CCJ do Senado em 7 de novembro.

Na sequência, o texto deverá ir a plenário, onde precisa dos votos de 49 dos 81 senadores, em dois turnos de votação. Confirmadas as alterações pelos senadores, será necessária uma nova rodada de votações na Câmara.

A reforma tributária é uma das prioridades da agenda econômica do governo, que espera ver a proposta promulgada até o final do ano, em um calendário apertado de oito semanas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?