Professores universitários são assassinados em assalto a hotel no RS
Fabiano de Oliveira Fortes, 46 anos, e Felipe Turchetto, 35, eram docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
atualizado
Compartilhar notícia
Dois professores universitários foram assassinados durante assalto a um hotel na cidade de Mato Castelhano (RS) na madrugada desta quinta-feira (25/7). Eles foram identificados como Fabiano de Oliveira Fortes, 46 anos, e Felipe Turchetto, 35.
Os docentes atuavam na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e foram baleados durante a ação dos criminosos. A informação foi confirmada pela instituição, que publicou nota de pesar no site. Fabiano e Felipe davam aulas no Departamento de Ciências Florestais do Centro de Ciências Rurais.
Os professores acompanhavam um grupo de 15 estudantes de Engenharia Florestal que estavam em Mato Castelhano para fazer uma visita de campo à Floresta Nacional de Passo Fundo. De acordo com a dona do hotel, eles chegaram ao estabelecimento no exato momento em que ocorria o assalto e foram baleados.
Assaltantes estavam hospedados no local
Os assaltantes, segundo a Polícia Militar do Rio Grande do Sul (PMRS), estavam hospedados no hotel e, por volta das 3h, deram início ao plano de assalto. Eles renderam a proprietária, funcionários e hóspedes do local, que foram feitos reféns.
Todos foram amarrados e colocados em um cômodo, enquanto a dona do hotel foi levada para uma sala separada. Os criminosos ordenaram que ela fizesse transferências via Pix. Foi nesse momento que os professores chegaram ao local.
Os assaltantes conseguiram fugir e ainda não foram encontrados pela polícia. Brigada Militar e Polícia Civil continuam nas buscas pelos suspeitos. A UFSM declarou luto de um dia.
Veja a íntegra da nota de pesar da universidade:
“Com profundo pesar, informamos o falecimento dos professores Fabiano de Oliveira Fortes e Felipe Turchetto, ocorridos no dia de hoje (25/07/2024), tragicamente. Ambos exerciam suas atividades no Departamento de Ciências Florestais, do Centro de Ciências Rurais da UFSM.
A Universidade declara luto oficial por um dia, a partir desta quinta-feira (25), até amanhã (26), com paralisação das atividades acadêmicas e administrativas do Curso de Engenharia Florestal hoje e amanhã.
Informações sobre os atos fúnebres serão divulgadas tão logo forem definidas.
A UFSM se solidariza com os familiares, amigos e colegas neste momento de pesar.”