metropoles.com

Professores de universidades federais decidem pelo fim da greve

Decisão anunciada neste domingo (23/6) foi resultado de reuniões para avaliar proposta do governo. Acordo deve deve ser assinado na quarta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nathália Cardim/Metrópoles
UnB greve abril 2024
1 de 1 UnB greve abril 2024 - Foto: Nathália Cardim/Metrópoles

Os professores das universidades federais deliberaram, neste domingo (23/6), pelo fim da greve. O Comando Nacional de Greve da Greve Docente Federal divulgou um comunicado à imprensa no qual afirma que o termo de acordo apresentado pelo governo deve ser assinado na quarta-feira (26/6).

As reuniões para avaliar a proposta apresentada pelo governo federal aos docentes foram realizadas do dia 17 ao dia 21 deste mês. Os professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e parte dos técnicos-administrativos educacionais já haviam aceitado os termos propostos pelo governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma plenária nacional sobre o tema teve placar de 89 votos a favor, 15 votos contrários e 6 abstenções, conforme o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

No momento, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra Sindical), que representa a maioria dos técnico-administrativos, tem decisão de continuidade à greve.

A formalização das decisões depende de assinaturas do termo de compromisso entre as partes. Depois disto, a paralisação terá fim.

Alteração na carga horária

Nas últimas semanas, o governo federal, por meio Ministério da Educação (MEC), propôs fazer alteração na carga horária. O registro de ponto eletrônico e a carga horária do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), que contempla os professores dos institutos federais, poderão ter alterações, conforme sinalizado pelo MEC. As alterações seriam por meio da revogação da Portaria nº 983/2020, editada pelo governo Jair Bolsonaro (PL).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?