metropoles.com

Professor do Paraná sofre busca e apreensão por apologia ao nazismo

Polícia Civil do Paraná cumpriu mandado de busca e apreensão após receber informações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Dias/EPR
Imagem colorida da Polícia do Paraná em operação de busca e apreensão contra professor que fez apologia ao nazismo, no Paraná - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da Polícia do Paraná em operação de busca e apreensão contra professor que fez apologia ao nazismo, no Paraná - Metrópoles - Foto: Fábio Dias/EPR

Um professor do Paraná foi alvo de busca e apreensão, nesta quinta-feira (18/4), por apologia ao nazismo. A operação da Polícia Civil do Paraná foi desencadeada após informações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O homem é suspeito de incitar discriminação e preconceito de raça, cor e procedência nacional, e de veicular símbolos para apologia ao nazismo. Segundo informações da Polícia Civil, o homem leciona em dois colégios estaduais em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

As ações do professor foram identificadas após a Abin intensificar esforços contra grupos extremistas atuantes no Brasil, e cuja ideologia estimula o recurso à violência contra grupos étnicos específicos, mulheres e minorias.

Os objetivos da Abin são mapear estruturas extremistas, verificar vínculos com grupos estrangeiros similares, apurar os efeitos negativos do crescimento dessas ideologias para a democracia e colaborar com as autoridades de segurança para neutralizá-las.

Acompanhamento de grupos

No caso do professor, a Abin identificou o suspeito em meio ao acompanhamento de grupos extremistas atuantes no Paraná. Suas publicações faziam apologia ao nazismo, difundiam o antissemitismo e estimulavam o negacionismo do holocausto.

Devido à constatação do risco potencial representado pelo professor, a Abin recorreu à Polícia Civil do Paraná, a quem repassou os indícios que basearam a investigação. Além de sofrer busca e apreensão, o professor foi afastado de suas funções e impedido de publicar em redes sociais pela Justiça.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?