metropoles.com

Professor da UFRJ ganha prêmio internacional por trabalho de geologia

O prêmio Wolf de Ciência e Arte de 2023, entregue ao professor em Israel, é um forte indicador para o prêmio Nobel

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida do Prof. Martinus Th. Rien Van Genuchten vencedor do prêmio Wolf de Ciência e Arte para 2023 - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Prof. Martinus Th. Rien Van Genuchten vencedor do prêmio Wolf de Ciência e Arte para 2023 - Metrópoles - Foto: Reprodução

O professor do Departamento de Engenharia Nuclear da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Martinus Th. Rien Van Genuchten é o vencedor do prêmio Wolf de Ciência e Arte para 2023, anunciado pelo governo de Israel.

O ministro da Educação israelense, Yoav Kish, e o professor Dan Shechtman, presidente interino do Conselho da Fundação Wolf, anunciaram a premiação a oito pesquisadores de cinco países diferentes. Além do Brasil, os vencedores são dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Reino Unido. A cerimônia de premiação irá acontecer em junho deste ano no Knesset de Israel, Assembleia Legislativa israelense.

O professor da UFRJ ganhou o prêmio Wolf de Agricultura de 2023 pelo seu trabalho na área de compreensão do fluxo de água e na previsão do transporte de contaminantes nos solos.

Martinus Th. Rien Van Genuchten se dedicou durante 40 anos a pesquisas no ramo da física do solo e da hidrologia da zona de aeração. Responsável pela criação de uma base científica necessária para entender o fluxo de fluidos e os processos de transporte de contaminantes em solos insaturados, incluindo suas interações com a atmosfera acima e as águas subterrâneas abaixo

Prêmio Wolf

Criado em 1975 pelo pesquisador e diplomata Ricardo Wolf, é entregue pelo presidente do Estado de Israel todos os anos para cientistas e artistas de todo o mundo em comemoração ao seu trabalho no campo da ciência e das artes humanas.

Em Ciências, os prêmios são concedidos nas áreas de Medicina, Agricultura, Matemática, Química e Física. Nas Artes, o prêmio é concedido nas áreas de Pintura e Escultura, Música e Arquitetura. Os vencedores são selecionados por comitês internacionais de júri, que são nomeados a cada ano e incluem profissionais de renome mundial em seu campo.

Cerca de um terço dos laureados com a premiação também foram premiados pelo Prêmio Nobel nas áreas comuns aos dois prêmios. Apenas no ano de 2022, os vencedores Caroline Bertozzi; Karl Barry Sharpless; Aspecto Alain; John Clouser e Anton Zeilinge receberam as duas premiações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?