Professor da UFRJ ganha prêmio internacional por trabalho de geologia
O prêmio Wolf de Ciência e Arte de 2023, entregue ao professor em Israel, é um forte indicador para o prêmio Nobel
atualizado
Compartilhar notícia
O professor do Departamento de Engenharia Nuclear da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Martinus Th. Rien Van Genuchten é o vencedor do prêmio Wolf de Ciência e Arte para 2023, anunciado pelo governo de Israel.
O ministro da Educação israelense, Yoav Kish, e o professor Dan Shechtman, presidente interino do Conselho da Fundação Wolf, anunciaram a premiação a oito pesquisadores de cinco países diferentes. Além do Brasil, os vencedores são dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Reino Unido. A cerimônia de premiação irá acontecer em junho deste ano no Knesset de Israel, Assembleia Legislativa israelense.
O professor da UFRJ ganhou o prêmio Wolf de Agricultura de 2023 pelo seu trabalho na área de compreensão do fluxo de água e na previsão do transporte de contaminantes nos solos.
Martinus Th. Rien Van Genuchten se dedicou durante 40 anos a pesquisas no ramo da física do solo e da hidrologia da zona de aeração. Responsável pela criação de uma base científica necessária para entender o fluxo de fluidos e os processos de transporte de contaminantes em solos insaturados, incluindo suas interações com a atmosfera acima e as águas subterrâneas abaixo
Prêmio Wolf
Criado em 1975 pelo pesquisador e diplomata Ricardo Wolf, é entregue pelo presidente do Estado de Israel todos os anos para cientistas e artistas de todo o mundo em comemoração ao seu trabalho no campo da ciência e das artes humanas.
Em Ciências, os prêmios são concedidos nas áreas de Medicina, Agricultura, Matemática, Química e Física. Nas Artes, o prêmio é concedido nas áreas de Pintura e Escultura, Música e Arquitetura. Os vencedores são selecionados por comitês internacionais de júri, que são nomeados a cada ano e incluem profissionais de renome mundial em seu campo.
Cerca de um terço dos laureados com a premiação também foram premiados pelo Prêmio Nobel nas áreas comuns aos dois prêmios. Apenas no ano de 2022, os vencedores Caroline Bertozzi; Karl Barry Sharpless; Aspecto Alain; John Clouser e Anton Zeilinge receberam as duas premiações.