Professor brasileiro está entre os 10 melhores do mundo
Diretor de escola em Rio Preto (SP) transformou o local, acostumado com a violência, em um colégio referência em qualidade
atualizado
Compartilhar notícia
O professor e diretor de uma escola municipal em São José do Rio Preto (SP) Diego Mahfouz Faria Lima é um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize, uma das mais importantes premiações de docentes do mundo e cujo vencedor será anunciado em março, em Dubai.
Diego é o único brasileiro entre os dez finalistas do concurso que vai premiar o professor que mais fez diferença na comunidade onde vive. Ele foi indicado por causa do trabalho que desenvolveu na escola Darcy Ribeiro, na região mais podre do município, no interior de São Paulo.
Antes de o professor chegar à escola, o local era tomado por sujeira, depredação e tinha até salas incendiadas. O maior problema era o alto índice de criminalidade. Diego foi o responsável pela mudança no cenário do local.Reconhecimento
Para ele, ter o nome entre educadores de países considerados de primeiro mundo como Noruega, Austrália, Inglaterra e Estados Unidos é uma emoção para quem desde criança lutou contra a pobreza.
A premiação é organizada pela Varkey Foundation e considerada “o Nobel da educação”. O anúncio foi feito por Bill Gates.
Em 2015, o diretor havia conquistado um prêmio nacional de destaque: ele foi vencedor da 18ª edição do Prêmio Educador Nota 10. O projeto do diretor foi o “Minha escola: reconstrução coletiva” que envolveu toda a comunidade a transformar o ambiente escolar.
A unidade, que tinhas as piores notas nas avaliações, acabou virando uma referência. A taxa de evasão caiu, a comunidade participa de decisões da escola e agora há até aulas gratuitas de música clássica.